Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
GASTRONOMIA

 

MOVIMENTO MAKER E A GASTRONOMIA


No filme “Hello, my name is Doris” a personagem de Sally Field – a Doris do título, uma sessentona apaixonada por um homem bem mais jovem – tenta se entrosar com uma galera hipster do Brooklyn, região descolada de Nova York. Cada um fala sobre o que fabrica: um faz sua própria cerveja, outro faz os cosméticos que usa. Aí alguém se vira para Doris e pergunta: “e você, faz o quê”? Ao que ela responde: “ah, eu faço meu próprio bolo de passas... quer dizer, na verdade eu compro a massa de bolo pronta e só adiciono as passas!”


A piada mostra como as gerações lidam de formas diferentes com o assunto. Quando as mulheres da geração de Doris conquistaram o mercado de trabalho a indústria respondeu disponibilizando comida pronta ou semipronta, de modo que algumas criaturas de sua faixa etária jamais puseram os pés numa cozinha a não ser para beber água.


Enquanto isso, as novas gerações são adeptas do “faça você mesmo” (ou “do it yourself –DIY”, em inglês) e fazem desde os brigadeiros do aniversário do filho até geleias, pães, compotas, queijos – veganos ou não. A cada dia surge na cidade uma nova feira onde pequenos produtores vendem diretamente para o consumidor produtos de fabricação caseira.


Na verdade, o movimento maker vai além da gastronomia e inclui da marcenaria à robótica, passando por todo o tipo de criação, invenção, construção e conserto. O movimento está associado a uma mudança de mentalidade e a conceitos inovadores como economia sustentável, compartilhamento de espaços de trabalho e financiamento coletivo para lançar os produtos no mercado. Numa espécie de volta ao passado, desperta-se para a importância de controlar o que se põe no prato e conhecer a procedência de seus alimentos.


Nádia Lamas | http://vieirasetrufas.blogspot.com.br






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco