Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Paysandu: Campeão Carioca Futebol

Nos primórdios do Campeonato Carioca de futebol, quando os ingleses, inventores do jogo, ainda dominavam o cenário do esporte na cidade do Rio de Janeiro, um clube despontou com grande força chegando a se sagrar campeão: o Paysandu Atlhetic Club (sic).

Para se ter noção da façanha alcançada pelo Paysandu, até hoje, mais de 100 anos depois que o torneio começou a ser disputado, somente dois clubes conseguiram o título estadual no futebol, além dos seis grandes: o Paysandu, em 1912, e o São Cristóvão, em 1926.

Sendo uma agremiação basicamente da colônia inglesa e contando com muitos atletas de origem britânica, o Paysandu foi um clube tradicional nos primórdios do Carioca. Logo no primeiro ano do torneio, em 1906, alcançou o expressivo vice-campeonato.

Entretanto, a maior glória do clube foi conquistada seis anos depois. Em 14 jogos disputados, o time dos ingleses conquistou 11 vitórias, empatou 2 vezes e só perdeu 1, vencendo, assim, o Campeonato Carioca de 1912.

O antigo estádio do Paysandu ficava na rua homônima, no bairro de Laranjeiras, bem perto do campo do Fluminense.

O Paysandu Atlhetic Club participou do Campeonato Carioca da 1ª divisão em 1906, 1907, 1908, 1911, 1912, 1913 e 1914, quando abandonou a prática do futebol, além de participar da 2ª divisão em 1909 e 1910.

Após encerrar as atividades nos gramados, o clube mudou de endereço diversas vezes.

 

 



/>                                

 

 
 
« veja outras receitas da culinária brasileira e mundial
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco