Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Memória do Esporte: Basquete Fem. Campeão Mundial em 1994

Comandada por Hortência, Paula e Janeth, a seleção de basquete alcançou o apogeu do esporte no mundial feminino da Austrália, em 1994.

Em junho daquele ano as atletas brasileiras levantaram o troféu em final disputada contra a forte seleção da China da pivô Zheng que, com seus 2,04m, marcou 27 pontos na decisão. A altura e o excelente basquetebol da giganta chinesa não foram suficientes para deter a seleção brasileira que venceu por 96 a 87 e trouxe para o país a inédita medalha da modalidade.

Além das cestinhas Hortência e Janeth e das mágicas assistências de Paula Gonçalves, pela primeira vez em muitos anos a equipe brasileira contava com uma pivô forte e alta, Alessandra, que ajudou bastante pegando muitos rebotes durante a vitoriosa campanha.
Porém, o percurso do time verde e amarelo no campeonato não foi fácil. Na primeira fase o Brasil venceu Taiwan e Polônia, mas sofreu uma derrota para a Eslováquia. Na fase seguinte a seleção ganhou de Cuba e da Espanha, mas perdeu para a futura adversária da final, a seleção da China.

Na semifinal aconteceu uma partida épica contra as estadunidenses, que contavam com as estrelas Lisa Leslie e Teresa Edwards. Com brilhantes atuações de Hortência, Paula e Janeth a seleção virou o jogo, pois começou perdendo, e conquistou a heroica vaga para a decisão com o placar marcando 110 x 107 a favor das brasileiras.

Além do trio de ouro Paula, Hortência e Janeth, participaram da histórica conquista: Ruth, Alessandra, Helen, Leila, Adriana, Roseli, Cíntia, Simone e Dalila.

 




 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco