Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Memória do Esporte: A Seleção Brasileira na 1ª Copa do Mundo

A Seleção Brasileira é a maior vitoriosa na história das Copas do Mundo com cinco conquistas e é a única que participou de todas as edições do principal torneio da FIFA.
Porém, a participação da Seleção Brasileira no primeiro mundial, no Uruguai, em 1930 não foi boa. Jogando com camisas brancas (a mudança para a amarela só aconteceu na Copa da Suíça, em 1954) a Seleção foi eliminada na 1ª fase.

Com menos seleções participantes, o regulamento da primeira Copa do Mundo era muito diferente do atual. O Brasil ficou no grupo da Iugoslávia e da Bolívia. No primeiro jogo, contra os iugoslavos - e também na história brasileira dos mundiais - derrota por 2x1.

Preguinho marcou o gol do Brasil. No jogo seguinte, contra a Bolívia, a Seleção conseguiu se recuperar e venceu por 4x0. Entretanto, com a vitória da Iugoslávia no jogo contra a Bolívia, o Brasil ficou de fora da fase seguinte.

Foram convocados apenas jogadores que atuavam em times do estado do Rio de Janeiro para a disputa da 1ª Copa do Mundo, pois houve desentendimentos entre clubes e federações do Rio e de São Paulo, numa época em que esses dois estados dominavam o futebol brasileiro.

Além dos jogadores dos quatro clubes grandes da Cidade Maravilhosa, foram convocados 2 jogadores do America, 3 do São Cristóvão, 2 do extinto Ypiranga de Niterói e 1 do Americano de Campos. O treinador da Seleção foi Píndaro de Carvalho Rodrigues.

 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco