Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
As Lunetas Nos Fortes Cariocas

Agora quem visitar o Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme, encontrará uma novidade: a possibilidade de utilizar lunetas panorâmicas.

Esse é o Projeto Visada, uma ação do Exército, que busca multiplicar a visitação aos Fortes do Rio de Janeiro, e integrá-los aos demais monumentos turísticos e culturais da cidade. A responsabilidade do projeto é da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).


O intuito do exército é sempre o de fortalecer a formação do caráter nacional, divulgando os feitos de nossos antepassados, as tradições e a cultura. Assim, ele apresenta o projeto “Visada” justamente para integrar a visitação, pela observação, dos Fortes aos demais pontos turísticos, e estimular a visitação pelos cidadãos brasileiros e estrangeiros aos Fortes e Fortalezas do Exército, que outrora defendiam a entrada da Baía de Guanabara e que hoje se encontram em locais de raras belezas e abrigam sítios históricos de grande interesse e de elevado potencial turístico, cultural e de preservação do meio ambiente.

Os idealizadores do projeto acreditam que essa integração terá mais força com a inclusão das lunetas, que possibilitam ao turista contemplar as belezas cariocas de ângulos raros, provavelmente únicos para o observador. Isso também favorecerá na divulgação dos Fortes Históricos para a sociedade como atração turística. Além do Forte do Leme, a inovação deve acontecer em outros fortes e fortalezas da cidade também.



As lunetas deverão contar também com placas informativas, que orientarão o visitante sobre a próxima Fortaleza, Forte ou Monumento a ser visado. Com isso, a ideia do exército é que diante de uma observação tão interessante, que o visitante tenha a curiosidade de visitar os outros locais avistados, contribuindo para um enriquecimento cultural sobre o país do cidadão e do turista.

As lunetas serão pagas, e terão um local onde o usuário possa depositar moedas para a utilização, contribuindo para a manutenção do centro turístico.

O Forte do Leme é aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, de 9h30 às 16h30. Ingressos: R$ 4,00. Informe-se sobre meia-entrada. Maiores de 60 e menores de 10 anos são isentos. Maiores informações e agendamentos de escolas e grupos institucionais ou portadores de necessidades especiais pode ser feito pelo e-mail divisaodoforte.cep@gmail.com, telefone 3223-5076 ou Facebook: Forte do Leme.

 






     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />