Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Lençóis Maranhenses

Se você deseja conhecer o único deserto do mundo que possui muitas de lagoas de água doce, além de gigantescas dunas com cerca de 40 metros, encontrará no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses todas essas maravilhas.

Esta dádiva indescritível que a natureza reservou para seus visitantes fica distante da cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, apenas cerca de 260 quilômetros, que podem ser percorridos através da excelente rodovia MA-402 (cerca de três horas de carro). A área total do Parque é estimada em aproximadamente 155 mil hectares. Sua abrangência compreende os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz e Barreirinhas, que é seu portão de entrada, por via terrestre e que conta com muitas pousadas, mas ainda não tem excelente infraestrutura para receber o turista.
O visitante pode sofrer muito com o grande número de mosquitos, principalmente à noite e à beira do rio Preguiças, que banha a pequena cidade de Barreirinhas. É recomendável levar protetores contra insetos.


Lago nos Lençóis Maranhenses


O visual dos Lençóis Maranhenses é algo de indescritível. Sua imensidão é surpreendentemente fascinante. As enormes dunas, por si, já traduzem a magnitude desse grandioso espetáculo da natureza. Essas dunas estão situadas em uma faixa de areia de quase 50 quilômetros de extensão, que parte do litoral em direção ao interior do continente. Tamanha distância faz o observador perder as dunas de vista. As sazonais lagoas com água doce existentes no meio do “deserto maranhense” completam o esplêndido cenário. Um intrigante mistério deslumbra o visitante. Como essas lagoas, que só têm água em certos períodos do ano, quando cheias podem sempre ter peixes? Muitos acreditam que os animais colocam os ovos no fundo dos lagos antes do período de seca e na estação seguinte, com a chegada da água, os ovos eclodem e uma nova geração se desenvolve.  

O turista poderá desfrutar de passeios com a utilização de veículos apropriados para visitação das dunas e até conhecer de perto a beleza das lagoas de água doce. Poderá, inclusive, banhar-se em suas águas, ou caminhar a pé pela imensidão das areias, verdadeiras experiências fascinantes. Contudo, cuidado especial deverá ser tomado para não se perder naquela imensidão. É aconselhável não se separar do grupo de visitantes e do guia, que deverá ser escolhido dentre os credenciados para o acompanhamento de turistas. Há muitas agências de turismo em Barreirinhas. É fundamental também que o visitante leve bastante água e seja consciente, não deixando lixo no local. Tudo deve ser recolhido e levado de volta para a cidade de Barreirinhas.

Também é possível chegar aos Lençóis através de via fluvial, pelo rio Preguiças, saindo de Barreirinhas e chegando a Atins, onde está localizada a sede administrativa do Parque. Esse passeio de barco também é belíssimo e muito procurado. Por via marítima o visitante passará pelo canal do rio Preguiças, no mesmo município de Atins, para alcançar seu destino.

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco