Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Parque Nacional do Itatiaia

Reserva abriga Pico das Agulhas Negras, uma das montanhas mais altas do Brasil, belíssimas cachoeiras e muitas trilhas.

Situado em região de belezas naturais singulares, o Parque Nacional do Itatiaia atrai desde pacatas famílias a jovens turistas com espírito aventureiro.

Seus 30 mil hectares, espalhados por três estados brasileiros, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, oferecem atividades para os mais diversos gostos. Logo na parte baixa do Parque, com fácil acesso, está localizado o Centro de Visitantes. A partir desse ponto saem muitas trilhas para cachoeiras. A Véu de Noiva é envolta por vapor d’água e forma um poço natural. A Itaporani tem três quedas d’água que formam uma piscina natural de águas claras e muito frias. A Poranga tem grande volume de água e trilha íngreme. Alguns lagos e piscinas naturais também podem ser apreciados no local.

Para quem gosta de escalar, Itatiaia é o lugar perfeito. Dentro do Parque Nacional está localizado o Pico das Agulhas Negras, o sexto mais alto do Brasil com seus 2.787 metros.

Para enfrentar a difícil caminhada são necessários bom condicionamento físico, acompanhamento de um guia credenciado pelo Ibama e torcer pro tempo não estar chuvoso no dia da aventura. São 3 horas pra chegar ao pico e mais 2 pra descer. Outras montanhas também fazem a alegria de quem tem espírito aventureiro, afinal o parque está situado em região montanhosa na Serra da Mantiqueira.

Em suas belíssimas matas podemos encontrar a variedade da flora brasileira nas diversas espécies nativas como cedro, jequitibá, paineiras, orquídeas, begônias e o caxinguelê que é o símbolo do parque. A reserva ainda abriga 300 tipos de aves e muitos outros animais como preguiças, macacos, onças, lobos-guará e jacutingas.

O Parque Nacional do Itatiaia não conta ainda com boa estrutura de serviços, principalmente para alimentação. O ideal é que o visitante leve seu próprio lanche e sua bebida.

Embora a portaria do Parque fique aberta 24 horas por dia, existe horário para visitação. Mesmo na parte baixa do parque faz muito frio, principalmente à noite e é recomendado levar muitos agasalhos.

Onde Ficar e Como Chegar

A maior parte dos hotéis da cidade está localizada dentro da própria reserva, mas há outras opções mais baratas de hospedagem em localidades vizinhas como Resende e Engenheiro Passos, no Estado do Rio de Janeiro e Itamonte, no Estado de Minas Gerais, todas situadas muito próximas ao Parque Nacional.

A vantagem de ficar em Itatiaia é que o turista pode contar com o apoio de hotéis e pousadas e até mesmo obter informações de como contatar guias credenciados pelo Ibama para realizar os mais diversos passeios pelo parque com total segurança e comodidade e se aventurar na escalada do Pico das Agulhas Negras.

Partindo do Rio de Janeiro, de carro ou ônibus, o viajante deverá seguir pela rodovia Presidente Dutra. Itatiaia está localizada no Sul Fluminense a 170 km da capital do Estado.



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco