Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Itacaré: O Paraíso Fica No Brasil

A tranquilidade de sua natureza preservada e as características propícias a esportes radicais reúnem variadas tribos em Itacaré.

Se você busca paz e equilíbrio junto à natureza, dificilmente encontrará um sítio tão completo como a Vila de Itacaré, a 54km do norte de Ilhéus, no litoral baiano. E se você tem a meta de gastar sua energia em atividades radicais e esportivas usando ao máximo os obstáculos da natureza, também não será fácil achar local mais convidativo.

Um dos principais diferenciais da cidade é a sua costa montanhosa, que proporciona ao local uma ampla variedade de ambientes, valorizando ainda mais a região e apaixonando visitantes e moradores.

“Moro aqui há 11 anos. Vim a passeio para curtir o local na casa de meus familiares durante algumas semanas. Pouco tempo depois já estava adaptado e não queria mais voltar. Não troco Vila de Itacaré por nenhum outro lugar do planeta”, exagera o aposentado Joaquim Dominguez, de 65 anos, que antes morava em Santos, no estado de São Paulo.

São montanhas repletas de verde, mata nativa biodiversificada pela ampla variedade de ambientes, pequenas e grandes fazendas, plantações de cacau próxima à vegetação, interior aconchegante e urbanizado sem degradação da natureza e praias maravilhosas, algumas até desertas. Um conjunto geográfico que além de atrair pessoas como Seu Joaquim em busca de tranqüilidade encantam os olhos de jovens em busca de adrenalina. “Gosto de viajar pelo país e posso garantir que as ondas que encontrei aqui não deixam a desejar em relação às praias do Rio, por exemplo”, assegurou o surfista carioca Renato de Albuquerque. O viajante ressalta que o melhor, no entanto, é riqueza do local, pois de manhã pode surfar, enquanto à tarde passeia por trilhas que o levam a praias desertas, desfruta das refrescantes cachoeiras e corredeiras, antes de aproveitar o ar puro de uma natureza muito bem preservada pelos moradores que possuem grande consciência ambiental.

O centro da cidade também tem muito a oferecer aos turistas. Charmosas pousadas em arquitetura colonial, que datam de 1700, fazem ótima recepção aos hóspedes que se deliciam com a famosa culinária baiana em restaurantes de bom gosto. Mais uma tradição é a capoeira, bastante praticada na cidade.


Rios, Cachoeiras e Praias

• Rio de Contas: nasce na Chapada Diamantina e percorre mais de 400km até se diluir no mar de Itacaré. Navegando por ele, seja de barco, lancha ou canoa, encontra-se lindíssimas cachoeiras no interior da mata, manguezais e fazendas de cacau.

• Cachoeira de Cleandro: acesso é pelo Rio de Contas, de barco ou de canoa. A cachoeira se encontra dentro de uma fazenda que possui roça de cacau, cravo e criação de guaiamum. São três quedas lindíssimas com piscina natural ótima para banho acima delas. A fazenda conta com restaurante que serve tira-gostos.

• Praia da Concha: praia familiar de águas calmas e com a mais completa infra-estrutura turística de Itacaré. Possui farol e mirante de pedras naturais chamado Ponta do Xaréu, ótimo para apreciar o pôr-do-sol.

• Praia da Tiririca: praia mais badalada. Possui ondas fortes - boas para prática do surf , areia branca, coqueiros e morros. Possui pouca infra-estrutura.

• Praia da Ribeira: praia urbana. Sua vegetação densa termina na areia, tornando o visual fantástico. Possui piscina natural. Cabanas e restaurantes fazem com que a praia fique lotada nos fins de semana e feriados.


 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco