Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Gastronomia: Wasabi

O wasabi, aquele condimento verde usado nos restaurantes japoneses para acompanhar o sushi e o sashimi, é o caule subterrâneo (do tipo rizoma, como o gengibre) de uma planta da família das crucíferas, a mesma do repolho, da couve, do brócolis e da couve-flor.

A Wasabia japonica é nativa do Japão e da ilha russa Sacalina, onde cresce ao longo dos vales dos rios em gélidas monhanhas. Embora requeira muitos cuidados, hoje em dia o cultivo também é feito em países como os Estados Unidos, a China e a Nova Zelândia.

Devido à dificuldade em se encontrar o verdadeiro wasabi, a maior parte do que conhecemos e comemos como wasabi na verdade não passa de uma mistura de raiz-forte, mostarda, amido e corante verde que, desidratados e reduzidos a pó, são reconstituídos com água e provocam sensações semelhantes às do wasabi.

Pesquisas demonstraram que o wasabi possui compostos químicos que inibem o crescimento microbiano, sendo útil, assim, na conservação dos alimentos – talvez por isso ele seja companhia constante do peixe cru dos japoneses.

A ingestão oral do wasabi causa uma sensação temporária de queimação no nariz e nos seios nasais, o que faz com que algumas pessoas pensem que ele possui um efeito descongestionante, mas isso nunca foi comprovado cientificamente. A intensidade da sensação depende da quantidade ingerida, podendo ser bastante desconfortável. Sua duração, entretanto, é mais breve que a ardência provocada pela pimenta, e pode ser aliviada por meio da ingestão de líquidos ou alimentos.

O sabor do wasabi combina com abacate, carne vermelha, crustáceos e peixes, gengibre, missô, gergelim, shoyo e tofu.

 

Nádia Lamas
http://vieirasetrufas.blogspot.com

 

 




 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco