Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
GASTRONOMIA - UMA MAÇÃ POR DIA E OUTROS MITOS

Difícil se manter atualizado com a quantidade de livros que são lançados sobre comida. Alguém já disse que as categorias de livros que mais vendem são os de receitas e os de dietas. E haja dietas! Dukan, paleolítica, do tipo sanguíneo, do Mediterrâneo, dieta sem glúten e sem lactose, sem falar nas mais antigas: Vigilantes do Peso, Dr. Atkins, da lua, de Beverly Hills. As teorias se contradizem, e há sempre uma nova pesquisa inocentando um alimento considerado “perverso” ou taxando de vilão um alimento sobre o qual até então não pairava nenhuma suspeita.


Zoë Harcombe, no livro “An apple a day won´t keep the doctor away“ (em tradução livre, “Uma maçã por dia não mantém o médico longe”), refuta a tese de que o calórico chocolate pode ajudar a emagrecer. Segundo ela, a pesquisa teria sido feita com pessoas magras que comem chocolate sem engordar, mas não existe nenhuma comprovação de que o fato de não engordarem se deve ao chocolate. Ela também cita estudos que associam o consumo de carne vermelha ao aumento da mortalidade, alegando que os indivíduos pesquisados tinham idade avançada, o que poderia ter contribuído para maior mortalidade.


A ciência atual sustenta que apenas um terço do colesterol ingerido com os alimentos é absorvido pelo organismo. Dessa maneira, alimentos nutritivos como ovos e frutos do mar, por exemplo, não são mais proibidos como antes. O leite também só precisa ser evitado por quem é intolerante à lactose ou alérgico à proteína do leite. E cortar o glúten sem necessidade pode resultar em maior risco de diabetes tipo 2.


Pesquisas podem sofrer pressão de lobby das partes interessadas e podem simplesmente chegar a resultados equivocados. Assim, nada contra a maçã, nem nenhuma outra fruta. Mas, lembre-se: a história de “uma maçã por dia mantém o médico longe” não passa de um slogan criado por cultivadores de maçãs no início do século XX.

Nádia Lamas
http://vieirasetrufas.blogspot.com.br

 






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco