Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
GASTRONOMIA - FAST FOOD

Os primeiros restaurantes surgiram na Europa do século XVIII. Após a Revolução Francesa, em 1789, com a redução dos privilégios da nobreza, os cozinheiros dispensados das cortes passaram a abrir seus próprios estabelecimentos e a atender o público em geral.


Em 1940, na Califórnia, os irmãos Richard e Maurice McDonald abriram uma pequena lanchonete. Depois de alguns anos, reformaram o lugar para que os clientes pudessem fazer os pedidos de dentro dos carros. Toda a operação era simplificada de modo a reduzir os custos e a ser bastante ágil, seguindo o modelo de linha de montagem das indústrias automobilísticas. Assim nascia o McDonald´s, que serviu de inspiração para várias outras cadeias de fastfood.


Alguns dos alimentos que encontramos nas lanchonetes de fastfood são os nuggets – que não são apenas frango empanado, mas contêm ingredientes como amido de milho para dar liga, lecitina e outros emulsificantes, fermento para dar volume, TBHQ para evitar que a fritura fique rançosa, goma xantana e tripolifosfato de sódio, também presente em detergentes e pasta de dente, que atua como estabilizante e conservante.


Mesmo alguns alimentos supostamente saudáveis das redes de fastfood podem ser armadilhas. Os sorvetes ou iogurtes com 0% de gordura, por conterem menos açúcar, contêm maior quantidade de sódio, a fim de realçar o sabor do (pouco) açúcar.


O refrigerante light, diet ou zero também não é uma opção saudável, já que adoçantes artificiais em excesso sobrecarregam o fígado. Alguns adoçantes não são absorvidos pelo organismo e vão direto para os rins, podendo sobrecarregá-los. Muitos dos adoçantes que hoje utilizamos nada mais são do que substâncias químicas cujo sabor doce foi descoberto por acaso em laboratórios, durante a fabricação de remédios.

Nádia Lamas
http://vieirasetrufas.blogspot.com/






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco