Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
GASTRONOMIA - CHARCUTERIA

Também chamada de charcutaria, salsicharia ou salumeria, é o ramo da gastronomia que se dedica aos embutidos, assim como o tipo de loja especializada em vender essas iguarias.


Esses produtos derivados de carnes de diversos animais datam de eras remotas. A dificuldade em caçar um animal não permitia que se desperdiçasse nenhuma parte dele, nem mesmo as vísceras. E, muitas vezes, o animal caçado era de grande porte, de modo que precisava ser cortado e reduzido a pedaços que facilitassem o transporte e o consumo. Acrescente-se a isso o fato de a carne ser perecível e de não haver, na época, nenhuma forma de refrigeração para manter a carne em condições de consumo.


Para a confecção de tais produtos muitas vezes se mistura carne de mais de um tipo de animal, moendo-a e enfiando-a em tripas de animais previamente limpas e preparadas, dando-lhe um aspecto verdadeiramente embutido, como no caso das salsichas, linguiças e salames, ou ainda prensando a carne em formas ou moldes preparados, como no caso de mortadelas, presuntos e patês.


A conservação é feita por meio do uso de sal, de gordura, de técnicas de defumação e de cura, do uso de conservantes e condimentos.


A possibilidade de combinações de ingredientes e técnicas permite a existência de uma variedade infinita de embutidos, que variam, entre outras coisas, conforme a dieta do animal (caso dos porcos espanhóis que se alimentam exclusivamente de “bellotas”, frutos de árvores locais, dando origem ao famoso presunto “pata negra”, ou “jamón ibérico de bellota”). Muitos outros países têm produtos tradicionais que se destacam pelo sabor e textura excepcionais, resultado de estritas normas e técnicas de preparo. São eles que embelezam e dão sabor às charcuterias mundo afora.


Nádia Lamas
http://vieirasetrufas.blogspot.com.br/





 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco