Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Gastronomia: Dicas e Curiosidades

A couve-flor tende a ser mais saborosa durante os meses frios. Para preservar a cor branca das flores, adicione vinagre, suco de limão ou leite à água de cozimento.
O aipo dura mais se, antes de guardá-lo na geladeira, você o embrulhar em papel alumínio.

Para preservar as bolhas na garrafa de champanhe aberta e sem tampa, insira o cabo de uma colher na garrafa e guarde na geladeira, e as bolhas permanecerão por mais alguns dias. Se o champanhe já começou a perder a efervescência, dá pra trazê-la de volta jogando uma uva-passa dentro da garrafa. Para gelar o champanhe rapidamente, basta colocá-lo num balde com gelo e água fria durante meia hora (se quiser também pode acrescentar sal, que faz o gelo demorar mais para derreter).

Para a calda de açúcar não formar cristais, aqueça o açúcar em fogo baixo, sem mexer, até que ele se dissolva completamente. Você também pode acrescentar algumas gotas de limão, ou ainda mergulhar um pincel de cozinha em água quente e passá-lo nas laterais da panela, para remover os cristais que estiverem começando a se formar.

Se você não tem termômetro de carne, teste se o bife está mal passado, ao ponto ou bem passado tocando-o com a mão: se estiver mole, está mal passado, se resistir ligeiramente à pressão do dedo, está ao ponto, se estiver firme, está bem passado.

Ao marinar, use recipientes de vidro ou plástico e evite metais, que reagem com os ingredientes ácidos e alteram o sabor do alimento. A marinada deve ficar dentro da geladeira. A função primordial da marinada é agregar sabor, embora algumas frutas como mamão, abacaxi e kiwi e alimentos como o iogurte possuam enzimas que amaciam as carnes. A marinada de alimentos delicados como peixes e frutos do mar dura cerca de 45 minutos, e apenas grandes peças de carne precisam marinar de um dia para o outro.

 

Nádia Lamas
http://vieirasetrufas.blogspot.com

 

 




 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco