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Gastronomia: Os Alimentos e Os Sentidos

Pesquisas revelam: a cor do recipiente em que é servido muda a percepção do sabor do alimento. Embalagens de certas cores fazem as bebidas parecerem mais refrescantes ou mais doces. Nos EUA existe um bolo de chocolate ao qual se adiciona corante vermelho, confundindo assim o cérebro, que não está programado para associar vermelho e chocolate.

A qualidade sensorial de um alimento está relacionada não apenas com as suas características, mas com as condições fisiológicas, psicológicas e sociológicas de quem que o aprecia, sendo resultado da interação entre o alimento e o homem.

A visão desperta fortes sensações, predispondo o indivíduo a uma avaliação positiva ou negativa: a aparência do alimento é essencial para sua aceitação. Com a visão definimos cor, tamanho, forma e textura, o grau de maturação ou a inadequação para o consumo, a presença de impurezas e a qualidade do produto. A combinação de cores, a montagem de uma preparação e até a iluminação do ambiente têm o objetivo de estimular o apetite.

Pelo olfato identificamos o aroma e o odor dos produtos. Muitas vezes, sentir o odor de determinado alimento estimula mais o apetite do que simplesmente visualizá-lo. Não existe degustação completa sem a participação do olfato. O olfato e o gosto formam um único sentido.

O paladar seleciona os alimentos aptos para o consumo. As preferências alimentares estão diretamente ligadas ao paladar. Com a língua se pode, além de sentir sabor, ter sensações táteis e distinguir entre quente e frio, viscoso, gelatinoso, áspero e liso.

A audição define se o alimento é crocante, se a bebida tem gás, se o biscoito é arenoso. Os sons provocados pela mordida ou pela mastigação completam a percepção da textura e fazem parte da satisfação de comer. A experiência sensorial vivenciada pela pessoa permite que ela estabeleça expectativas entre os alimentos a consumir.

 

Nádia Lamas
http://vieirasetrufas.blogspot.com/

 



 
 
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