Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
GASTRONOMIA - PIZZA

Basta chegar o inverno que todo mundo corre para uma pizzaria. Nada mais gostoso que saborear esse prato tão popular junto às chamas aconchegantes do forno... Embora os nomes dos estabelecimentos sejam italianos, chegando alguns até a exibir as cores da bandeira da Itália, a verdade é que a pizza surgiu no Egito – para alguns, suas origens seriam ainda mais remotas, datando da Mesopotâmia há cerca de 10.000 anos. Mas é aos egípcios que se atribui a descoberta da fermentação da massa, fundamental para uma boa pizza. A farinha era feita de diversos tipos de cereais e assada em fornos rústicos.


Acredita-se que foi durante o intercâmbio cultural entre oriente e ocidente ocorrido durante as Cruzadas que a pizza desembarcou na Itália, aonde chegou pelo porto de Nápoles.


Durante a Idade Média, por volta do ano 1000, a pizza era bastante difundida entre a população pobre de Nápoles: um disco de massa assado com ingredientes por cima. Foi nesta cidade do sul da Itália que o prato se desenvolveu até virar a pizza que conhecemos hoje.


Da Idade Média à Renascença, a pizza conquistou nobres e plebeus, marcando presença em banquetes e cantinas populares e confirmando sua vocação democrática.


O molho de tomate, no entanto, só seria acrescido ao preparo a partir do século XVI, quando os espanhóis levaram para a Europa o fruto recém-descoberto no Novo Mundo.


A vera pizza napolitana tem poucos ingredientes, mas estes obedecem a um rigoroso padrão de qualidade: a massa leva farinha e água, mede no máximo 0,5cm no centro e tem borda alta e crocante, enquanto a cobertura praticamente se resume a mozzarella fiordilatte e tomate.


Foi em 1889 que um pizzaiolo napolitano criou a mais famosa das pizzas, a margherita (não confundir com o drinque mexicano margarita), em homenagem aos reis italianos Margheritadi Savoia e Umberto I, que visitavam a cidade.
A migração italiana no fim do século XIX/começo do século XX difundiu a pizza para diversos países do mundo, entre eles os dois maiores consumidores: EUA e Brasil.


No Brasil, desde 1985 comemora-se o Dia da Pizza em 10 de julho.


Nádia Lamas | http://vieirasetrufas.blogspot.com.br








 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco