Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Futebol: Tv Deverá Pagar 1 Bilhão Aos Clubes

Já para o campeonato brasileiro de 2011 os valores de muitos clubes são quatro vezes maiores do que os anteriores e alguns deles duplicaram sua receita total.

Que o futebol deixou de ser somente um esporte, todo mundo já sabe. No entanto, nos últimos anos isso tem sido elevado a um expoente jamais imaginado. Ano passado alguns clubes alcançaram a cifra de 200 milhões de reais de receita. E em 2011, então, uma injeção de milhões vai entrar nos cofres dos maiores clubes do Brasil, graças a uma receita que já não era pequena e que quadriplicou: a receita proveniente da televisão pela transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. Se você achava que não ajudava em nada seu clube, agora sabe que somente em ver o seu time jogando já está contribuindo para ele arrecadar um valor que pode chegar a ser o dobro do que ele recebia antes. Para cada clube que receberá uma fatia do bolo, isso representa um aumento nas receitas que varia de 50% até 100%. Importante dizer que os valores em questão em relação ao novo contrato não são oficiais, já que os contratos tem cláusula de sigilo. No entanto é sabido que contratos desse tipo devem ser sabidos por dezenas de diretores e conselheiros dos clubes, o que acaba com qualquer segredo.


Maracanã



As Consequências Desse Aumento

Várias são as consequências desse aumento. Em nível nacional, a tendência é de cada vez mais aumentar a diferença dos principais clubes para os demais quanto à qualidade de jogadores. Os clubes de menor expressão, seja dos campeonatos estaduais ou do interior do Brasil, terão ainda menos condições de montar equipes para enfrentar as grandes, que deverão contar com jogadores ainda melhores. Ou seja, a zebra a partir de agora será considerada ainda mais zebra. Outra tendência, esta bastante positiva para o país, é da permanência dos jovens talentos em território nacional, dentro dos grandes clubes, que por terem uma receita maior, que só venderão suas principais promessas por valores bem maiores do que os atuais. Inclusive, muitos clubes estrangeiros de nível médio não terão mais condições de tirar estes jogadores do país. E outra consequência está na possibilidade real do futebol brasileiro se isolar na liderança da América do Sul, tanto em relação a força das equipes quanto na disputa por reforços do mercado sul-americano. Em suma, fortalece-se bastante o futebol brasileiro de clubes, que pode definitivamente passar a ser respeitado no mundo, a exemplo do que acontece com a seleção brasileira. Jogadores argentinos, por exemplo, que deixavam de jogar no Brasil, preferindo propostas européias por causa de 100 mil reais a mais de salário, podem mudar de rumo.


Receitas Podem Dobrar

Para se ter uma idéia ainda maior do que representa o aumento das cotas de televisão aos clubes, em 2010 as equipes do país consideradas gigantes pela quinta maior empresa de consultoria e auditoria brasileira, a BDO RCS, foram os que superaram a casa dos 100 milhões de reais em receita. Apenas oito clubes conseguiram este feito: Corinthians, Internacional e São Paulo alcançaram a casa dos 200 milhões, e com pouco mais de 100 milhões apareceram Palmeiras, Flamengo, Santos, Grêmio e Cruzeiro. O Vasco da Gama obteve 83 milhões, em uma fase de reestruturação. Hoje, Palmeiras, Flamengo, Santos e sobretudo o Vasco, terão aproximadamente um aumento de aproximadamente 100% de suas receitas.


Porque Aconteceu Esse Aumento?

Mas porque a televisão (leia-se Rede Globo) quadruplicou essa receita? Será que ela se transformou em filantrópica (sem fins lucrativos) de uma hora para outra? Não. O fenômeno que impulsionou esse aumento impressionante chama-se concorrência. Após uma modificação nas normas da concorrência para a transmissão das partidas do Campeonato Brasileiro, as redes Record e Rede TV entraram na disputa, que era decidida pelo Clube dos 13. Especula-se que tinham a intenção de pagar o triplo do valor pago pela Rede Globo. Foi então que esta emissora em vez de negociar com o Clube dos 13, buscou diretamente os clubes e negociou em separado com cada um. Especula-se também que mais do que dinheiro entrou na jogada, tendo razões políticas sido envolvidas também.
O certo é que antes da disputa os clubes sequer tinham noção do valor de suas marcas e aceitavam cifras consideradas altas até então, que variavam para as principais agremiações de 15 a 21 milhões de reais por ano. Hoje, os valores atribuídos variam de 60 a 100 milhões. De lucro, a Globo provavelmente obtinha mais do que a diferença entre o que ela pagava e o que passa a pagar a partir de agora. E possivelmente era mais, pois empresa nenhuma investe grandes valores para receber a mesma quantia depois.


Dívidas Continuam

Mas nem tudo são flores. O acompanhamento das contas dos clubes ao longo dos anos de crescimento de suas receitas mostrou que as dívidas, em vez de diminuírem, aumentam proporcionalmente. Tendo isso em vista, por maior que seja o aumento da receita dos clubes para este ano de 2011, uma coisa é quase certa: as dívidas dos mesmos tende a aumentar também.  Os dirigentes não sabem administrar, ou sabem até demais e erram de propósito. O fato é que gastam mais do que podem sempre. Se a receita estimada para o ano é de 100 milhões, eles gastam 150 milhões. Se for de 200 milhões eles continuam gastando 50 milhões a mais do que deveriam. Claro, assim como na política, eles gastam para os outros pagarem, e o governo não faz nada, pelo contrário, quando os clubes precisam, ainda emprestam mais. Mas e se nós do povo (que cá entre nós, também gastamos mais do que podemos, usando cartão, cheque especial, etc) pedirmos dinheiro emprestado ao governo, caso tenhamos dívidas, será que ele empresta tão facilmente?!





     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />