Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Fortaleza: Terra de Encantos


Turistas brasileiros e estrangeiros fazem da cidade uma das mais visitadas do país. Belas praias e clima tropical são grandes atrativos

Capital e principal cidade do Ceará, Fortaleza é um dos principais destinos turísticos não só no Nordeste, mas de todo Brasil. Motivos não faltam para a cidade ostentar tal posição de prestígio: privilegiado litoral, ótima infra-estrutura e a hospitalidade de um povo bem humorado por natureza.

Cerca de 35 km com 15 praias compõem a extensão do litoral de Fortaleza. Porém, sua orla tem características diversas. A praia de Meireles, na Avenida Beira-Mar, possui boa parte da rede hoteleira da cidade. Nela é realizada uma tradicional feira de artesanato, “point” obrigatório para qualquer turista que vá a Fortaleza. Outra famosa praia da capital cearense - e um de seus principais símbolos - é a de Iracema. No local o visitante encontrará bares e restaurantes em sua agitada vida noturna moderna, mas também traços bucólicos, como a presença de pescadores. Porém, se o turista tiver vontade de saborear a comida típica do litoral do Ceará, sua busca terminará na Praia do Futuro. Um pouco distante do centro da cidade, a famosa praia tem muitas barracas especializadas em frutos do mar. Além dos saborosos pratos, em geral, os preços também são convidativos.
Além dos limites da cidade, a região metropolitana de Fortaleza também possui magníficas praias. Ao norte está localizada a de Cumbuco e, ao sul, mas pertinho da capital, está Aquiraz. Esta tem como principal atração o Beach Park, complexo que conta com o famoso parque aquático, resorts e belíssima praia. Todo conjunto é responsável por boa parte dos turistas que o Ceará recebe anualmente.



Outros destaques da cidade são o Theatro José de Alencar, que tem o nome do consagrado escritor, a casa onde ele nasceu e o Palácio Iracema, sede do governo do estado.
O Ceará sempre apresentou ao Brasil muitos humoristas, que quase sempre começaram suas carreiras apresentando-se na capital do estado. Os espetáculos humorísticos são frequentes nas casas noturnas da cidade e o humor “escrachado” é característico do povo cearense. Renato Aragão, Chico Anysio, Tom Cavalcante, Falcão e Tiririca são alguns exemplos de artistas que ganharam fama além das dividas do estado.



A culinária também é outro ponto marcante da cultura cearense. Em Fortaleza o visitante encontrará restaurantes de comidas típicas nordestinas, como o baião-de-dois e a tradicional carne de sol, casas especializadas em frutos do mar, além das de alta gastronomia internacional.

Com o aumento do fluxo de turistas europeus à cidade, o aeroporto Pinto Martins passou por reformas e foi transformado em internacional. A cada ano a chegada de visitantes aumenta e a previsão é que esse número cresça ainda mais em 2014, pois Fortaleza será uma das sedes da Copa do Mundo e receberá jogo da seleção brasileira.

 

 


 


 

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco