Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Férias

Depois das festividades do Natal e da passagem de ano vem o período das férias escolares, oportunidade de descanso não só para os alunos, como também seus pais e professores. É nesse período que as pessoas buscam o lazer para retemperar as energias gastas para retornar às aulas e ao trabalho com novo ânimo e mais disposição. Muitos pais programas suas férias no mesmo período dos filhos, o que torna a família muito mais coesa e equilibrada.

Muitos viajam. Outros preferem simplesmente o repouso em casa, com a família, promovendo passeios e pequenas excursões. Uma viagem ao Corcovado, uma subida de teleférico ao Pão de Açúcar ou um dia passado na Floresta da Tijuca são ótimas opções de lazer e entretenimento.

Os que viajam, geralmente procuram regiões praianas ou simplesmente cidades serranas, em busca de ar puro, fresco e sem a poluição concentrada dos grandes centros urbanos. Cidades litorâneas como Cabo Frio, Saquarema, Arraial do Cabo ou Búzios, dentre outras tantas possuem excelente estrutura hoteleira para receber seus hóspedes com conforto, proporcionando tranqüilidade e bem estar.

Já as cidades serranas, de clima mais ameno, por exemplo: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Campos do Jordão também possuem bons hotéis e pousadas com serviços de boa qualidade além de grande rede gastronômica.

Uma outra boa opção para o descanso é a busca de fazendas ou sítios, onde o contato com a natureza é revigorante para aqueles que vivem nas grandes cidades e querem ficar distante do burburinho das ruas e avenidas.

Seja na praia, no campo ou na serra, o repouso é sempre necessário, pois a mudança de ambiente é responsável propicia a pela higiene mental, que é tão necessária.
As férias são sempre indispensáveis, pois a rotina do dia a dia faz com que o adulto, como a própria criança, se torne uma pessoa estressada podendo a chegar a ter problemas orgânicos e até mesmo depressão.

É importante salientar também que as pessoas saiam de sua rotina diária livrando-se de horários e compromissos para ter a sensação de liberdade e paz interior.
Nem todos aproveitam as férias como deveriam, talvez por falta de oportunidade de conseguir mudar o seu do cotidiano ou até mesmo por não ter a noção da importância que elas têm em suas vidas.

Desligar o celular, usar a Internet com menos freqüência, tomar o café da manhã mais demoradamente junto com a família, são medidas simples que poderão ser adotadas nas férias, porém eficazes na cura do estressa do dia a dia.
É sabido que nem todos podem tirar 30 dias de férias, mas o período que foi destinado ao descanso será muito importante se realmente a pessoa puder relaxar e não pensar em compromissos e afazeres obrigatórios.

As férias deverão realmente ser o período de renovação das emoções para que a pessoa possa “recarregar as baterias” para recomeçar seus trabalhos e estudos com segurança, tranqüilidade, descansado, enfim, com sua saúde mental e física equilibradas.

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco