Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 

ESPORTE - VILA ISABEL FUTEBOL CLUBE

Em tempos remotos, nos primórdios do Campeonato Carioca de futebol, no começo do século passado, surgiram muitos clubes de bairros. Na Zona Norte do Rio havia vários. Alguns sobreviveram até os dias de hoje, como o São Cristóvão, o Olaria, o Bonsucesso e o Madureira. Outros foram extintos, como o Andaraí e o Vila Isabel.


É isso mesmo, a terra de Noel Rosa já teve seu clube de futebol. O Vila Isabel F.C. foi fundado em maio de 1912 e era alvinegro. Uma de suas camisas era branca e teve outra, preta e branca, similar à do Botafogo. Os calções eram brancos e as meias pretas. Seu escudo preto e branco tinha uma bola com as iniciais da agremiação. O Vila mandava seus jogos no antigo estádio que ficava na Praça Barão de Drummond, à época chamada de Praça Sete e, posteriormente, no antigo jardim zoológico de Vila Isabel.


Um fato importantíssimo na história desta simpática agremiação e do futebol brasileiro é que o clube de Vila Isabel foi o responsável pelo primeiro jogo noturno na América Latina, no ano de 1914.


Durante os anos 1910 e 20 o Vila Isabel F.C. disputou várias vezes a primeira divisão do Campeonato Carioca, contudo, sem figurar em posições de destaque. Apesar disso, o clube foi campeão de divisões inferiores várias vezes. Para os saudosistas, resta a lembrança deste clube extinto há muito tempo, mas que marcou época nos primórdios do Campeonato Carioca de futebol.






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />