Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Emerson Fittipaldi

Bicampeão de Fórmula 1 e campeão da Fórmula Indy. Com esse currículo, Emerson Fittipaldi é um dos maiores nomes do automobilismo mundial e o primeiro brasileiro a conquistar um campeonato importante no esporte.

O paulista Emerson estreou na Fórmula 1 em 1970 e dois anos depois tornou-se campeão mundial da categoria, conquistando cinco vitórias na temporada. No ano seguinte Fittipaldi perdeu o título para outro grande piloto, o escocês Jackie Stewart.

O ano de 1974 reservou grandes vitórias para Emerson. Além de sagrar-se bicampeão mundial, Fittipaldi conquistou o GP Brasil.

Já consagrado como um dos grandes nomes do esporte, Emerson fundou em 1975, numa atitude inovadora e pioneira, uma equipe totalmente brasileira, a Copersucar. Durante o resto da década de 1970 Emerson competiu em sua nova equipe, porém apesar de alguns pódios, não conseguiu repetir as conquistas de antes.

Terminava, assim, a carreira de um dos maiores pilotos na Fórmula 1. Fittipaldi conquistou 14 vitórias e 2 títulos mundiais.

Entretanto, anos mais tarde, o experiente Emerson voltou a disputar corridas, mas na estadunidense Fórmula Indy. Em 1989 Fittipaldi, novamente sendo pioneiro, conquistou o campeonato, tornando-se o primeiro brasileiro a triunfar na categoria. A mais expressiva conquista de prova nesse ano foi a da lendária 500 Milhas de Indianápolis. Em 1993 Emerson repetiu a dose na prova, mas não conquistou o título. Em 1996 Fittipaldi encerrou sua brilhante carreira.

 




 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco