Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
DIREITO 1

 

COMO TRANSFORMAR SEU TÍTULO DE POSSE EM TÍTULO DE PROPRIETÁRIO?


Dra. Cristiane Goldstein, Especialista em direito de Família e Imobiliário, responde.
No Brasil ainda há muitos imóveis com títulos bem antigos e constando como possuidores do imóvel. Em outros casos, aquela pessoa que deu alguma finalidade social àquele imóvel e, igualmente, tem apenas o título de posse do imóvel.
O título de possuidor tem algumas desvantagens, tais como: não é proprietário, o valor de venda do imóvel é cerca de 40% menor do que aqueles que possuem registro legítimo, costuma ser difícil de vender, dentre outros aspectos.
Para sanar essa problemática existe no mudo jurídico um instituto chamado de Usucapião, que nada mais é que: transformar sua posse em título de proprietário.


Há cerca de 32 tipos de usucapião diferentes. Este pode ser realizado no judiciário, que leva em torno de 8 até 15 anos para resolver; ou no cartório de forma extrajudicial que pode levar apenas alguns meses.
Por haver tantos tipos diferentes de usucapião, faz-se necessário que um advogado possa colher as informações e documentação para que averigue em qual dos tipos de usucapião deve ser enquadrado para regularizar toda documentação.
Deixo aqui mais uma dica: regularize seu imóvel para garantir seu maior bem: sua moradia.


Dra. Cristiane Goldstein | Especialista em direito de família e imobiliário
Tels: (21) 98727-6117 e (21) 3420-6117 | www.goldsteinadv.com.br






 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco