Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
DENTISTA PARA CRIANÇAS

AMAMENTAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA OCLUSÃO

Quando os bebês nascem não possuem ainda algumas partes do corpo desenvolvidas, pois ainda não cresceram por completo.
Uma dessas partes é o Sistema Estomatognático (SE).


Sistema estomatognático é o conjunto de estruturas bucais e faciais (músculos, ossos, glândulas) que desenvolvem funções comuns (ordenhar, sugar, deglutir, falar), e que tem como característica constante a participação da mandíbula.


A mandíbula da grande maioria dos bebês ao nascimento é retrognata, tem seu tamanho diminuinda e ainda está posicionada muito para trás/dentro em relação à maxila. E a AMAMENTAÇÃO é super importante para a correta maturação e crescimento dos ossos e músculos da face, isso porque para que o bebê consega abocanhar e ordenhar o peito, precisa forçar a mandíbula para frente, realizando movimentos sincronizados entre vários sistemas, e dessa forma estimula a mandíbula do bebê a ir para frente, ficando mais próxima possível ou alinhada à maxila.


Por isso a amamentação é fundamental e considerada o primeiro aparelho ortopédico funcional do bebê.
Ao sugar o seio materno, a criançatambém determina o padrão adequado de respiração nasal e a postura correta da língua. Além disso os músculos envolvidos são estimulados, aumentando o tônus e promovendo a correta maturação para futuramente exercer a função de mastigação.


O uso de chupeta e/ou mamadeira neste período interfere diretamente no processo de crescimento da mandíbula, além de ser fator que dificulta a pega correta no peito e desencadeia o desmame precoce.


A amamentação natural (no peito) promove a prevenção de oclusopatias (alterações no SE) e a única responsável pelo correto alinhamento entre mandíbula e maxila.


Além disso, o aleitamento natural estreita os laços maternos entre mãe e filho, promove proteção imunológica, além de ser o alimento ideal para o seu bebê.


 





 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco