Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
DENTISTA PARA CRIANÇAS - A SAÚDE ORAL DO SEU BEBÊ COMEÇA DURANTE A GESTAÇÃO

A gestação é o momento onde se planeja o futuro brilhante do seu bebê. Mas é importante que a gravida cuide da sua saúde bucal, evitando assim doenças orais. Crianças comumente copiam os hábitos de higiene oral dos pais durante o crescimento, por isso é importante que se mantenham hábitos de higiene oral antes mesmo do nascimento do bebê.


Por isso, o pré-natal odontológico é fundamental, pois a saúde do bebê começa pela boca da mãe. As consultas odontológicas devem ocorrer e são fundamentais para a saúde geral da gestante, além de orientar e esclarecer sobre dúvidas, prevenir e tratar doenças que possam comprometer a saúde da mamãe e do bebê.


A gestante não só pode, como deve receber tratamento odontológico quando necessário.


É aconselhável que toda mamãe visite seu dentista durante a gestação, a fim de prevenir e/ou tratar doenças orais mais comumente citadas durante a gravidez como: cárie, erosão dentária, gengivite, hiperplasia gengival, granuloma gravídico e xerostomia. O tratamento odontológico necessário pode ser fornecido seguramente em todas as fases da gestação.
O conforto da gestante é o segredo para uma boa experiência no dentista. A gestante deve informar caso não se sinta confortável na cadeira odontológica.


A fim de se obter uma saúde oral adequada é recomendado:


• Escovar os dentes com pasta fluoretada 2 ou 3 vezes ao dia, e usar fio dental. Sempre escovar antes de dormir.
• Trocar a escova a cada 3 ou 4 meses.
• Se necessário, usar enxaguante bucal diariamente após o uso do fio dental (preferencialmente sem álcool).
• Mastigar goma-de-mascar contendo Xilitol entre as refeições. Dessa maneira o nível de bactérias que causam cárie dentaria irão reduzir, além de promover uma maior salivação.
• Se o refluxo ou vômito for constante, deve enxaguar a boca logo após vomitar, com uma solução de bicarbonato de sódio ou enxaguante bucal com flúor. Dessa maneira os ácidos gástricos serão neutralizados, evitando a erosão dentária.





 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco