Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
CURIOSIDADES - CURIOSIDADES

SEMANA SANTA E DOMINGO DE RAMOS
A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Se inicia no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, que é recebido como um rei e ramos de palmeiras, o que originou o nome da celebração, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade.


Foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel, que aclamava: “Hosana ao Filho de Davi!” Mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte.

QUINTA-FEIRA SANTA
Pela manhã, os bispos se reúnem com o seu clero para a Celebração do Crisma. Abençoam os óleos que serão usados nos Batismos, Crismas e Unções dos Enfermos, encerrando-se a Quaresma.


À noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés e a instituição do sacerdócio.


É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus e é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.

SÁBADO SANTO E PÁSCOA
Já o Sábado Santo é dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição.


No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal.


Proclama-se a Páscoa e percorre-se a história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, omitidos na quaresma.


O Domingo de Páscoa é o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.








 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco