Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
CURIOSIDADES - DIA DA MENTIRA

Quem pensa que o dia da mentira só existe no Brasil está muito enganado. A origem vem da França, quando o rei Carlos IX instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Antes disso, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava uma semana após, justamente em 1º primeiro de abril.


Mas as pessoas mais tradicionais e menos flexíveis da época continuaram a comemoração na data antiga.


BRASIL FOI DESCOBERTO POR ACASO?


Dia 22 de abril é uma data marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras. Esse evento de dimensões históricas foi interpretado como o resultado de uma aventura que se lançaram ao desconhecido e encontraram uma nova terra. Mas parece que não foi bem assim. Os portugueses já haviam descoberto anteriormente as terras brasileiras, o que em algum momento exigiu bravura de portugueses da mesma forma, e até já tinham tomado ações burocráticas para preservar sua descoberta, ainda não divulgada por prováveis questões de segurança da nova e rica colônia.


No entanto, nada disso não tira os méritos de coragem dos tripulantes. Uma viagem desse porte durava mais do que um mês de navegação, fora as frágeis embarcações, o enfrentamento dos mares, as más condições de higiene e até a falta de água e alimentos.


DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER


No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data com objetivo de chamar a atenção de líderes políticos e da sociedade para o crescimento dos índices da doença.


O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tem causas externas ou internas, como a genética. Os fatores externos são causa de até 80 a 90% dos casos.
Alguns fatores de risco são causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade. Quanto mais cedo for diagnosticad maiores as chances de cura.










 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco