Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Curiosidades

Primeiro país africano a vencer uma partida em Copas do Mundo

No mundial de 1978, disputado na Argentina, a Tunísia se tornou a primeira seleção africana a vencer uma partida em Copas do Mundo. O feito histórico em 02 de junho no Estádio Nuevo Rosário, em partida válida pelo Grupo 2.

Aos 45 minutos do primeiro tempo, os mexicanos abriram o placar com o zagueiro Arturo Vásquez.

Aos 10 minutos da etapa final , Ali Kaabi empata a partida. A virada tunisiana, aconteceu aos 24 minutos do segundo tempo, o gol foi marcado por Nejiib Ghommidh.  Aos 42 minutos do segundo tempo, Moktar Dhouib anota o terceiro gol tunisiano dando números finais a partida.


O Maior público registrado em uma partida de Copa do Mundo

A quarta edição da Copa do Mundo, disputada no Brasil em 1950, registrou o maior público da história das Copas. O fato ocorreu no dia 16 de  julho do Estádio do Maracanã, justamente na final do torneio contra a Seleção do Uruguai.

Por ter feito uma melhor campanha, a Seleção Brasileira se sagraria campeão com o empate. No entanto, a derrota de virada para a “ Celeste Olímpica” diante de um público de 199.854 torcedores marcou o maior público da história das Copas, ironicamente marcou também uma das maiores derrotas da Seleção Brasileira em mundiais. A partida ficou conhecida como “ Maracanazzo”.


O Menor Público da História das Copas

No dia 14 de julho de 1930, na partida entre Romênia e Peru, em jogo válido pela primeira fase registrou o menor público da História das Copas. 300 torcedores presenciaram a vitória da Romênia pelo placar de 3X1, em partida disputada no Estádio Pocitos, demolido em 1940.


Jogadores com mais participações em Copas do Mundo

Somente três jogadores fazem parte do seleto grupo com mais participações em Copas do Mundo. O goleiro mexicano Antônio Carbajal, disputou os mundiais de 1950, 1954, 1958, 1962 e 1966. O meio-campista alemão Lottar Matthaeus, além de também ter disputado 5 Copas do Mundo: 1982, 1986, sagrou- se campeão na Copa do Mundo de 1990, disputada na Itália,  1994 e 1998 .Recentemente, o goleiro italiano Gianluigi Buffon, participou de sua quinta Copa do Mundo. Jogou os mundiais de 1998, 2002, sagrou-se campeão na Copa de 2006, disputada na Alemanha. Participou também do mundial de  2010 e da atual Copa de 2014, disputada aqui no Brasil.


Jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo

O goleiro colombiano Faryd Mondragon se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. Ao entrar em campo, aos 39 minutos do segundo tempo, aos 43 anos de idade, substituindo o goleiro titular David Ospina. O goleiro foi merecidamente ovacionado pelos torcedores que estavam na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Até então, o recorde pertencia ao atacante camaronês Roger Milla, que disputou sua última partida na Copa do Mundo da Itália, em 1990 aos 42 anos.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------



O Primeiro Filme Falado do Cinema


Os filmes do século XIX, eram mudos e não tinham nenhuma narrativa. Para que o público pudesse entender o filme, eram criados filmes de fácil compreensão, abordando o dia - a  dia das pessoas.

O primeiro filme falado foi “ O cantor de Jazz”, que entrou em cartaz em 06 de outubro de 1927. Era um musical americano, reproduzido em preto e branco e teve duração de 88 minutos.


Curiosidades da Copa do Mundo

A primeira Copa do Mundo, ocorreu em 1930, no Uruguai. A final aconteceu no Estádio Centenário,  e o time da casa se derrotou a  Argentina pelo placar de 4 x 2.

Desde sua primeira edição, destacamos alguns  inúmeros fatos curiosos:

Na Copa de 1930, o atacante uruguaio Héctor Castro ficou conhecido por não ter uma das mãos. Por ser extremamente habilidoso, recebeu o apelido de “Divino Manco”.

Na Copa seguinte, o jogador da seleção suiça Leopold Kielholz jogou de óculos. Apesar de não enxergar direito, ainda marcou 3 gols em uma das partidas.

Na Copa do Mundo de 1986, realizada na Espanha os brasileiros ficaram surpresos de um fato aconteceu antes da partida entre Brasil e Espanha. Ao invés de tocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à  Bandeira.

A Copa do Mundo da França, registrou o maior número de gols: foram marcados 171 gols em 64 jogos, ou seja, uma média de 2,67 gols por jogo.

O Brasil é a única seleção a participar de todas as Copas do Mundo e também é  a maior vencedora do torneio com 5 títulos ( 1958,1962,1970,1994 e 2002).


O Menor País do Mundo

Um pouco maior do que o tradicional bairro carioca da Lapa, a cidade - Estado do Vaticano é o menor país do mundo. Existe apenas uma farmácia, uma estação rodoviária e uma população de cerca de 800 habitantes.

Apesar de ser o menor país do mundo, o Vaticano é sede da Igreja católica, e possui algumas das principais obras de arte do mundo, como por exemplo, “ O juízo final de Michelangelo” e foi pintado de 1535 até 1541.


O Voto Feminino No Brasil

O dia 03 de maio de 1933, foi um marco na política brasileira e principalmente, para as mulheres.

Pela primeira vez, a mulher brasileira poderia votar e ser votada. Esta luta demorou mais de 100 anos. Os parlamentares discutiram o tema pela primeira vez nos debates que antecederam a constituição de 1824.  Como não havia nenhum impedimento, e também não estava claro a possibilidade do voto feminino, não houve consenso.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


13 de Maio, Dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima


Três crianças, Lúcia (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Portugal. Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, as crianças viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago. Mas em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), viram uma "Senhora mais brilhante que o sol".

Convidou-as a voltarem ao mesmo luar no dia 13 dos próximos cinco meses. E assim foi feito, tendo sido feitos pedidos de oração e revelações. A exceção foi em agosto, que ocorreu no dia 19, a uns 500 metros do lugar, porque as crianças foram presas pelo administrador do Concelho no dia 13.

A famosa "Capelinha das Aparições", em Fátima possui uma famosa imagem que marca o local exato onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.

A 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: "Eu sou a Senhora do Rosário" e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do sol, prometido às três crianças em julho e setembro.

Coincidentemente, em 1883, Santa Teresa de Lisieux relatou que neste dia começou a se recuperar da doença de tremores nervosos após ter recebido uma visão da Virgem Maria.

Por Que Maio É O Mês Das Noivas?

De acordo com estudiosos, maio ficou famoso por ser o mês das noivas devido a uma tradição de países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes locais.

Segundo os historiadores, nesta parte do mundo, a chegada desse mês é comemorada com muitas flores. É período em que a natureza refloresce e a primavera atinge o ápice. Com o passar dos anos  esses elementos foram associados à celebração do amor no casamento.

Mês Das Mãs

A idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis (ativista que fez as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães), que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou um campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Em 8 de maio de 1914 o feriado foi aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Semana Santa e o Domingo de Ramos


A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Se inicia no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, que é recebido como um rei e ramos de palmeiras, o que originou o nome da celebração, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade.

Foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel, que aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte.

Quinta-Feira Santa

Pela manhã, os bispos se reúnem com o seu clero para a Celebração do Crisma. Abençoam os óleos que serão usados nos Batismos, Crismas e Unções dos Enfermos, encerrando-se a Quaresma. À noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, e a instituição do sacerdócio.

É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus e é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembra os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite, e se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados os enfeites, toalhas, flores e velas), para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo.

Sexta-Feira Santa (ou da Paixão), Sábado Santo e Domingo de Páscoa

Na Sexta-Feira Santa é quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz.

Já o Sábado Santo é dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal. Proclama-se a Páscoa e percorre-se a história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que omitidos durante a quaresma.

O Domingo de Páscoa é o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------


1º de Abril: Dia da Mentira

Quem pensa que o dia da mentira só existe no Brasil está muito enganado. A origem vem da França, quando o rei Carlos IX instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Antes disso, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava uma semana após, justamente em 1º primeiro de abril.

Mas as pessoas mais tradicionais e menos flexíveis da época continuaram a comemoração na data antiga. Os adeptos da nova data brincavam com os tradicionais e o dia 1º de abril se tornou o dia da mentira.


22 de Abril: O Brasil Foi Descoberto Por Acaso ?

22 de abril é uma data marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras. Esse evento de dimensões históricas foi interpretado como o resultado de uma aventura que se lançaram ao desconhecido e encontraram uma nova terra. Mas parece que não foi bem assim. Os portugueses já haviam descoberto anteriormente as terras brasileiras, o que em algum momento exigiu bravura de portugueses da mesma foram, e até já tinham tomado ações burocráticas para preservar sua descoberta, ainda não divulgada por prováveis questões de segurança da nova e rica colônia.

No entanto, nada disso não tira os méritos de coragem dos tripulantes. Uma viagem desse porte durava mais do que um mês de navegação, fora as frágeis embarcações, o enfrentamento dos mares, as más condições de higiene e até a falta de água e alimentos.


Dia Mundial de Combate ao Câncer

No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data com objetivo de chamar a atenção de líderes políticos e da sociedade para o crescimento dos índices da doença.

O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente e hábitos do dia a dia; ou fatores internos, na maioria das vezes geneticamente predeterminados. Os fatores externos são causa de aproximadamente 80 a 90% dos casos da doença.

Especialistas creem que alguns fatores de risco são causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade.
Os estudiosos afirmam que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maiores são as chances de cura.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------



História do Carnaval


Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval".

Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.


O Carnaval Moderno

O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.

O Carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. O Galo da Madrugada, da cidade do Recife, é o maior bloco de carnaval do mundo de acordo com a mesma publicação.

Criação do Sambódromo

Antigamente os desfiles das Escolas de Samba eram realizados no domingo de carnaval, na Praça Onze. Em 1945 foi realizado no Estádio São Januário e a partir de 1947 na avenida Presidente Vargas, até 1952, quando foram montadas arquibancadas para o público assistir aos desfiles.

Em 1974, devido às obras do metrô, foi realizado na avenida Presidente Antônio Carlos e em 1978 ocorre a mudança para a rua Marquês de Sapucaí. Em 1983, o então governador, Leonel Brizola, encomendou a Oscar Niemeyer o projeto da Passarela do Samba, na própria Marquês de Sapucaí, que foi inaugurada em 2 de março de 1984 e passou a ser conhecido popularmente como 'Sambódromo. No primeiro ano de desfile, no final da passarela, em forma de praça, deveriam conter uma 'apoteose'. O local, de fato, ficou conhecido como praça da apoteose. Essa prática foi abandonada nos anos seguintes, e essa praça é usada hoje para eventos de música.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Calendário:

Embora não houvessem comunicações e nem os povos antigos conhecessem outros modelos mais precisos para a contagem do tempo, foram os calendários mais simples como a lunação e os sete dias da semana que permitiram aos historiadores refazer em tempo real todos os eventos históricos.

Os Meses do Ano:

Janeiro: É o primeiro mês do ano nos calendário juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana. Júlio César estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, que no hemisfério norte era a 21 de dezembro, a partir do ano 709 romano (45 a.C.)

Fevereiro: É o segundo mês do ano, pelo calendário gregoriano. Tem a duração de 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês. Já existiram três dias 30 de Fevereiro na história. O nome fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originariamente, fevereiro possuia 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao Imperador Júlio César.

Março: O mês de março é o terceiro mês do ano no calendário gregoriano e um dos sete meses gregorianos com 31 dias. O seu nome deriva do deus romano Marte.

Abril: É o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores nascidos em Abril são para sempre.

Maio: É o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.

Junho: É o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.

Julho: É o sétimo mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Julho deve o seu nome ao imperador romano Júlio César, sendo antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março. Também recebeu esse nome por ser o mês em que César nasceu.

Agosto: Do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o “seu” mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo/Rómulo (calendário romano).

Setembro: É o nono mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do Calendário Romano, que começava em Março. Na Grécia Antiga, Setembro chamava-se Boedromion.

Outubro: É o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Uma curiosidade é que outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, quando o ano não é bissexto.

Novembro: É o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.

Dezembro: É o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------


As Renas do Papai Noel

Diz a lenda que as renas do Papai Noel são as únicas renas do mundo que sabem voar.
O nome das renas são Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. A rena Rudolph, ou Rodolfo, é a famosa Rena do Nariz Vermelho. Na história criada em 1939 pelo escritor americano Robert May, depois incorporada ao folclore de vários países, foi graças à vermelhidão de seu nariz que Rudolph se tornou guia das demais renas, principalmente durante tempestades.

Mais Sobre As Renas

Cientistas da Holanda e da Noruega, inclusive, cheios de espírito natalino, tempo livre e curiosidade, resolveram testar em laboratório o porquê do nariz da famosa rena Rudolph, líder do trenó do Papai Noel, ser vermelho. Na vida real, os cientistas descobriram que a cor distinta do nariz das renas que habitam a região Ártica da Noruega se deve a uma densa concentração neste órgão de glóbulos vermelhos, células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio. Por mais que pareça brincadeira, a pesquisa foi publicada nesta segunda-feira no respeitado periódico British Medical Journal.

Jesus E O Natal

O Natal para os cristãos é o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus no ventre de Maria Santíssima, no mistério da encarnação. Os quatro Evangelhos aceitos pela Igreja sublinham o caráter salvítico de seu advento. Grande parte do que é conhecido sobre o nascimento de Jesus, sua vida e seus ensinamentos é contado pelos Evangelhos canônicos: Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João pertencentes ao Novo Testamento da Bíblia. Os Evangelhos Apócrifos apresentam também alguns relatos relacionados com a infância de Jesus. Mateus enfatiza a dimensão messiânica do advento ao colocar Jesus como descendente de uma linhagem que tem início em Abraão, o primeiro dos patriarcas. Em Lucas, o anjo Gabriel assegura a Maria que está destinado a seu filho o trono de Davi, sobre o qual ele reinará para sempre. Paulo reforça a linhagem que parte de Abraão e consuma-se em Jesus.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------



Motivo da Fundação do Rio

Não tendo sido colonizada pelos portugueses, em virtude da hostilidade dos indígenas tupinambás (tamoios) e goitacás estabelecidos neste litoral, entre 1555 e 1567, a baía de Guanabara foi ocupada por um grupo de colonos franceses, sob o comando de Nicolas Durand de Villegagnon, que aqui pretendiam instalar uma colônia de povoamento, a chamada "França Antártica".

Visando a evitar esta ocupação e a assegurar a posse do território para a Coroa Portuguesa, em 1º de março de 1565, foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá, vindo a constituir-se, por conquista, a Capitania Real do Rio de Janeiro.

Por Que o Rio Foi Capital ?

No século XVIII, a capital do Brasil era Salvador, devido à cana de açúcar, mas foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro, devido à consequência da nova realidade econômica a partir daquele mesmo século. Nos fins do século XVII, apareceram as primeiras notícias sobre a existência de metais preciosos no interior do território brasileiro, especialmente o ouro.  Para lucrar com a extração aurífera, os portugueses criaram uma série de impostos e exigências na exploração das minas, com as vias de acesso sendo duramente fiscalizadas. Nesse conjunto de novas ações, a mudança da capital para o Rio de Janeiro foi uma importante ação para que os lucros da mineração fossem regulados.

A Modernização do Rio

No século XIX, a capital do Brasil continuou no Rio de Janeiro. Nessa época, mais especificamente em 1808, a chegada da Família Real Portuguesa em nossas terras promoveu grandes transformações na cidade. Tendo antigas construções e condições muito precárias, o Rio de Janeiro se transformou para que pudesse ser uma capital suficientemente capaz de abrigar o rei de Portugal e os seus vários súditos. Foi aí que a cidade passou a ser tomada por construções e reformas que modernizaram sua arquitetura.

O Surgimento das Favelas

Durante os anos de 1800, o Rio foi palco de grandes acontecimentos políticos. Em 1889 uma mobilização militar foi responsável por derrubar a ordem imperial e instalar o regime republicano. Apesar da mudança de governo, o Rio de Janeiro continuou como capital do Brasil.

Reformas aconteceram no governo do presidente Rodrigues Alves, de 1902 a 1906. Os antigos cortiços da região central, então ocupados por pessoas de baixa condição econômica, foram tomados pelas autoridades. Os que tiveram suas casas tomadas foram obrigados a improvisar novas moradias em regiões próximas aos morros cariocas. Foi nesse momento que se formavam as primeiras favelas do Rio de Janeiro.

Na década de 1920, as várias agitações e revoltas que marcaram a administração do presidente Arthur Bernardes reascendeu um antigo projeto: a mudança da capital brasileira para o interior do território brasileiro, em Brasília.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Água no Universo


Grande parte da água do universo pode ser um subproduto de formação estelar. O nascimento das estrelas é acompanhado por um forte vento de gás e poeira. Quando esse fluxo de material impacta o gás circundante, as ondas de choque que são criadas comprimem e aquecem o gás, produzindo água.

A água tem sido detectada em nebulosas na nossa galáxia, a Via Láctea. Provavelmente existe água em abundância em outras galáxias porque os seus elementos, hidrogênio e oxigênio, estão entre os mais abundantes no universo. Por vezes, nuvens interestelares condensam em nébulas solares e sistema solares como o nosso.

Água e os Seres Vivos

A hidrosfera, o conjunto de locais onde a água fica na Terra, permite a existência de vida e influi no equilíbrio do ecossistema.

Todas as formas conhecidas de vida precisam de água. Os humanos consomem "água de beber" (água potável, ou seja, água compatível com as características de nosso corpo).
No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo, entre eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e até mesmo a gravidez ou lactação.23 A água é um componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, tais como o controle de temperatura do corpo, por exemplo.

Água e a Filosofia

O antigo filósofo grego Empédocles, defendia que a água era um dos quatro elementos da natureza básicos, em conjunto com o fogo, terra e ar, sendo respeitada como a substância básica do Universo, denominada ylem. Nas antigas tradições chinesas, a água era um dos cinco elementos, em conjunto com a terra, o fogo, a madeira e o metal. Nas religiões neopagãs, como é o caso da Wicca, também existe a crença na existência de cinco elementos constituintes do Universo, sendo eles: o fogo, o ar, a água e a terra e o akasha (a manifestação da energia divina).


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Triângulo das Bermudas


Um dos maiores mistérios do planeta, sem dúvida. Vários artigos foram publicados na década de 70 sobre essa área do Oceano Atlântico, circundada pelo litoral do sul da Virgínia, as Ilhas Bermudas e as ilhas Flórida. Esta região tem a fama de acontecimentos estranhos e trágicos como desaparecimento de embarcações, de aviões e navios com sumiço da tripulação.

A história começa com Cristóvão Colombo, que escreveu sobre ''um extraordinário raio de fogo''  imergindo no mar perto de São Salvador. Seu diário fala também de luzes estranhas e do funcionamento estranho da bússola. Os registros da guarda costeira dos EUA, só entre 1945 e 1972, apontam o desaparecimento de mais de 100 navios e aviões na região.

Casos Espetaculares

Vários casos causam espanto. Talvez as mais impressionantes sejam as seguintes:
Em 1902, embarcação saiu de Cuba e foi encontrada no dia seguinte, no mesmo local, porém sem nenhuma pessoa a bordo. Os tripulantes simplesmente desapareceram.
Em 1945, o maior mistério da marinha americana. O “Voo 19”, uma esquadrilha de cinco aviões, desapareceu. Nas conversas entre a torre e os aviões percebeu-se que os experientes pilotos americanos se perderam em região que conheciam. O mesmo aconteceu ao avião que foi fazer o resgate. Nunca foram encontrados.

Outro caso curioso foi com avião que perdeu o contato pelo rádio e logo recupera-o, quatro minutos depois, mas descobre que agora está sobre Miami, com mais gasolina do que deveria ter numa viagem normal entre Andros, a origem, e Miami, o destino.

Causas Apontadas

As causas apontadas são diversas. Dentre elas, a pirataria, em tempos antigos, a 2ª Guerra Mundial e a Guerra Fria são outros motivos apontados, que poderiam ter causado naufrágios. A região também é repleta de fenômenos naturais como seu magnetismo diferente, que alteraria as bússolas e outros equipamentos embarcações e aviões, fazendo-os se perderem. Há também uma forte corrente que vai do Golfo do México à Flórida, com força para carregar grandes objetos flutuantes, além de grandes tempestades, furacões e até histórias de ondas gigantes. Relativamente recente, uma descoberta garante que depósitos de gás metano estão embaixo do oceano naquela região e que esse ao ser liberado produziria bolhas gigantes até alcançar a atmosfera. Ele reduziria a densidade da água e do ar, naufragando barcos e causando queda de aviões. No entanto, há cientistas que refutam tal ideia.

Enquanto os cientistas não se entendem, sobram explicações menos científicas. Há quem garanta que naquela região há um portal do tempo, outros afirmam que é uma região com muitos relatos de óvnis e também há pessoas que acreditam que ali ainda restam alguns cristais de Atlântida, a cidade perdida que teria afundado e seria próximo do local. Essa última causa ganhou força quando pesquisadores afirmaram terem descoberto um ambiente com sinais de civilização antiga no fundo do mar.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


A Independência do Brasil e o Dia do Fico

A independência é um dos fatos mais importantes do país, pois marca o fim do domínio português e a autonomia da nação. Ocorreram muitas tentativas e muitos morreram nessa luta, inclusive Tiradentes, que foi executado pela coroa por defender a liberdade do país.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou a famosa frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

E Depois de Desafiar a Coroa?

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas para a independência de fato: convocou uma assembleia para criar uma constituição, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e chamou o povo a lutar pela independência.

Ele viajou, então, a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupadoscom possível desestabilização do país. Durante a viagem, D. Pedro soube que Portugal anulava a constituição e exigia sua volta. E quando estava em indo de Santos para São Paulo, próximo ao riacho do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!". Este fato marcou a Independência do Brasil e no mês de dezembro D. Pedro, que era príncipe, foi declarado imperador.


O Que Ocorreu Depois da Independência do Brasil?

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Já Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais. Os mais pobres sequer acompanharam ou entenderam a independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Dia dos Pais

Já na Babilônia, há mais de 4 mil anos, um jovem teria moldado em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Mas a institucionalização da data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração ao seu. A data, então, popularizou-se e tornou-se festa nacional. Em 1972, foi oficializado o Dia do Pai, comemorado no terceiro domingo de junho.

Em Portugal é festejado a 19 de março, seguindo a tradição da Igreja católica, quando celebra São José, marido de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.

No Brasil foi criada por Roberto Marinho com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e o faturamento de seu jornal, “O Globo”.

 

Jornada Mundial da Juventude

É um evento religioso católico criado pelo Papa João Paulo II, em 1984, para reunir milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.

Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, em diversos idiomas. Em sua última edição, em Madrid, em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo".

Neste mês de julho será sediada no Rio de Janeiro sob o tema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações”! (Mt 28:19). A JMJ retorna à América do Sul depois de mais de duas décadas.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Campeões da Copa do Mundo

Com o Brasil sediando a Copa das Confederações, que está sendo transmitida para todo o mundo, o futebol de seleções está em evidência. Por isso resolvemos colocar uma lista dos países campões das Copas do Mundo, para que você possa saber quem são os maiores do mundo em todos os tempos. E saiba que não foram muitos países que tiveram essa honra. Com um título aparecem Espanha, a atual campeã, a França, que venceu o Brasil em 1998, e a Inglaterra, em 1966. Todos europeus. Com dois títulos estão a Argentina e o Uruguai, dois sul-americanos. Mais à frente aparece a Alemanha, com 3 conquistas. Melhor do que ela somente a Itália, com 4 Copas do Mundo e em primeiríssimo lugar o Brasil, com 5 taças. Dos países que representam maior força no mundo, apenas a Holanda não conquistou, mesmo tendo chegado à final na Copa do Mundo passada e tendo tido um dos mais incríveis times da história, em 1974, chamado de Carrossel Holandês, ou Laranja Mecânica.

Quem Ganhou Mais Copas das Confederações ?

A Copa das Confederações é um torneio entre seleções a cada quatro anos. É uma verdadeira Mini Copa do Mundo, já que apenas participa a nata do futebol atual, sendo os participantes os seis campeões continentais mais o país-sede e o atual campeão da Copa do Mundo.

A primeira e a segunda edição foi disputada na Arábia Saudita, em 1992 e 1995, sendo chamada de Copa Rei Fahd. A partir de 2001 passou a ser chamada de Copa das Confederações e o torneio começou a servir de preparatório para a Copa do Mundo, que acontece ano seguinte. Assim a Fifa pode testar as condições dos países sede e os seus estádios, sabendo o que precisa ainda ser melhorado para o ano seguinte.

Quem ganhou mais taças? Novamente o Brasil está em primeiro lugar, com 3 conquistas, incluindo as duas últimas disputadas, seguido pela França, com 2 títulos, e em terceiro lugar aparecem empatados México, a Argentina e a Dinamarca, com 1 taça. O Brasil parece ser mesmo o rei da competição. Isso porque ainda tem o maior número de presença nas finais, num total de 4, contra três aparições da Argentina, possui os dois maiores artilheiros na nova erada competição, Romário, em 1997, com 10 gols, e Ronaldinho, em 1999, com 7 gols, sem falar que dos 6 maiores goleadores, o Brasil tem 4. E ainda das 6 últimas edições, possuiu atletas eleitos como melhor jogador em 4 delas.


Dia dos Namorados

Junho também é o mês dos namorados. Mas por quê? O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa em vários países, incluindo Portugal, na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim - que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------



Especial Maracanã:

Copa de 50:

A Copa de 1950 foi a quarta Copa do Mundo realizada e contou com 13 países: Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Iugoslávia, México, Suécia, Suíça, Paraguai e Uruguai. Estavam previstas as Copas de 42 e 46, mas a Segunda Guerra Mundial impediu.

O Brasil chegou a vencer o México por 4 a 0, a Espanha por 6 a 1 e a Suécia por 7 a 1. Assim, era favorito diante do Uruguai. Jogando ainda pelo empate, o Brasil chegou a fazer 1 a 0, mas tomou a virada, frustrando a mais de 200 mil pessoas que assistiram ao jogo.
No entanto, uma força surgiu com a derrota. Uma importante figura do futebol brasileiro conta uma história de que seu pai ficou muito triste com a partida e, por isso, prometeu dar uma copa do Mundo a ele. Trata-se de Pelé, que não somente deu uma, como 3.


Rock In Rio 2

Mas não foi apenas o futebol que fez história no Mário Filho. Em 1991, o Maracanã foi palco da segunda edição do Rock in Rio, com os maiores sucessos da época: Guns N’ Roses, Sepultura, A-Ha, Titãs, Engenheiros do Hawaii e cantores como Paulo Ricardo, Léo Jaime, George Michael e Prince, que sacudiram as arquibancadas. A primeira edição, em 1985, havia sido realizada no Riocentro. O Rock in Rio 2 foi recorde de público em toda a história de eventos não-esportivos no Maracanã, levando cerca de 700 mil pessoas ao estádio em nove dias de shows.


Os Maiores Públicos de Shows

Vários shows já foram realizados naquele que já foi o maior estádio do mundo. Em primeiro lugar está o KISS, em 1983, com 250 mil pagantes, logo em seguida Tina Turner          , em 1988, que levou 188 mil pessoas. Em terceiro lugar Paul McCartney, em 1990, com 184 mil presentes. Em quarto lugar a banda gospel Diante do Trono, em 2001, com 180 mil pessoas.

Frank Sinatra é o quinto colocado, em 1980, com 170 mil fãs, e Madonna, em 1993, vem em sexto lugar, com público de 120 mil, seguida de Backstreet Boys, em 2001, Sandy & Junior, em 2002, e The Police, em 2007, todos com com 70 mil pessoas. Em décimo lugar o Rei Roberto Carlos, em 2009, com 68 mil presentes. Em décimo primeiro Ivete Sangalo, em 2006, com 50 mil e RBD, em 2006, com público entre 45 e 50 mil pessoas.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


O Que É A Copa das Confederações ?

A Copa das Confederações ou Taça das Confederações (Confederations Cup, em inglês) é um torneio de futebol organizado pela FIFA entre seleções nacionais a cada quatro anos (a partir de 2005, anteriormente a cada dois anos). Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, perfazendo um total de oito países.
A primeira edição foi disputada na Arábia Saudita, em 1992 sendo chamada de Copa Rei Fahd. A terceira edição, também na Arábia Saudita, teve seu status incrementado, o número de países participantes aumentado para oito e o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA. Em 2001 o torneio foi sediado pela Coréia do Sul e Japão como uma prévia para a Copa do Mundo de 2002, e este precedente foi repetido em junho de 2005, quando o país-sede da Copa do Mundo de 2006, a Alemanha, sediou a Copa das Confederações 2005. O mesmo ocorre no ano de 2009, em que a sede da Copa das Confederações é a África do Sul, anfitriã da Copa do Mundo de 2010. Isto vale também para o Brasil, anfitrião tanto da Copa das Confederações de 2013 quanto da Copa do Mundo de 2014 e assim por diante.

Páscoa

Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Dia das Mães

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade. Em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio (como no Brasil). Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de maio, embora tivesse sido comemorado no dia 8 de dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

No Brasil e nos Estados Unidos o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Erro No Milésimo Gol De Pelé

Um recém lançado Almanaque do Santos, que começou há mais de 40 anos, descobriu mais de dez jogos que não eram computados pelo Peixe e em um deles Pelé teria feito um gol, o que altera o jogo de seu milésimo gol, contra o Vasco da Gama.

Em 1966, o Rei do Futebol participou de um jogo-treino entre Santos e Costa do Marfim, em Abdjan. Pelé reforçou o time local no segundo tempo e marcou um gol contra seu clube.

Essa partida não consta na biografia de Pelé. Se o gol contra fosse computado, o famoso milésimo gol de Pelé teria sido na vitória do Santos por 3 a 0 contra o Botafogo-PB. NO entanto, o autor do Almanaque não quer polemizar.

 

O Maracanã Na Copa do Mundo de 1950

Com sua reforma voando, o Maracanã é assunto em todos os cantos do planeta. E por falar nisso, não se pode esquecer de sua inauguração, na Copa do Mundo de 1950. Oito jogos da competição foram disputados no Maraca. O primeiro jogo oficial foi em 24 de junho, com vitória do Brasil sobre o México por 4 a 0, com dois gols de Ademir, um de Baltasar e outro de Jair Rosa Pinto.

O Brasil jogou cinco partidas ali naquela copa, das seis disputadas. No final, o ponto triste, a derrota para o Uruguai por 2 a 1. Mas isso talvez só tenha aumentado ainda mais a fama do estádio. Ao fracasso brasileiro foi dado o nome de Maracanazo, o que aumentou ainda mais a paixão e a fama pelo estádio. O público daquele jogo é o recorde, com nada menos do que 199.854 torcedores presentes e 173.850 pagantes.

A Primeira Copa do Mundo

No ano de 1932, o comitê organizador das Olimpíadas não incluiu o futebol, devido à sua baixa popularidade nos Estados Unidos, apesar da popularidade na Europa. Então, o francês Jules Rimet (nome da taça conquistada, mais tarde, em definitivo pelo Brasil por ter sido o primeiro país a conquistar três Copas) criou a primeira Copa do Mundo, em 1928, quando assumido o comando FIFA (abreviação de Federation International Football Association).

A competição foi realizada em 1930, no Uruguai, A ideia original era de juntar as melhores seleções do mundo. Foram eleitas treze seleções pela FIFA para participar do evento sem disputa de eliminatórias. As treze equipes eram as seguintes: Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Bélgica, França, Iugoslávia, Romênia, México e Estados Unidos. Curiosamente, grandes seleções atuais não foram chamadas, como a Inglaterra, precursora do esporte, Itália, Alemanha, Espanha e Holanda.

A escolha de uma sede na América era temerosa ao sucesso da criação, devido à longa e demorada viagem de navio, que obrigatoriamente tinha de atravessar o Oceano Atlântico. O Uruguai foi campeão.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Origem do Carnaval


Ao contrário do que muita gente acredita, o carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas em boa parte do planeta. Acredita-se que por volta dos anos 600 a 520 a.C. o Carnaval tenha tido a sua origem, na Grécia. Já no Brasil, as festividades de carnaval se iniciaram em meados do século XVII, influenciadas pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Veja a seguir as principais comemorações pelo mundo.

Carnaval no Reino Unido

Na mesma época que o carnaval brasileiro ocorre, lá no Reino Unido, também há uma grande festa, o Shroveitide. O termo significa aproximadamente confessar 'pecados'. É o do carnaval britânico.

Carnaval nos Estados Unidos

Na terra do Tio Sam, vários estados celebram a Terça-Feira Gorda (Mardi Grass), que é o carnaval americano. A festa mais tradicional acontece em New Orleans, onde desfilam nas ruas dezenas de grupos. O mais conhecido é um bem parecido com nossas escolas de samba, o Bacchus, o qual também desfila com carros alegóricos.

Carnaval na Alemanha

O carnaval alemão acontece na Floresta Negra, em Alpes e até nos centros das cidades. A mais conhecida ocorre na cidade de Bonn. Há desfiles e as pessoas usam máscaras para esconder os rostos.

Carnaval em Veneza

Outro carnaval bastante conhecido é o de Veneza, na Itália. Ou pode-se dizer que foi. Isso porque com o passar dos anos foi diminuindo até quase acabar. Por muito tempo foi um dos mais badalados e divertidos do mundo, quando havia diversos bailes e festas espalhados pela cidade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------


Tradições e Superstições do Reveillon


Lentilhas. De origem europeia, mais precisamente italiana, diz que tomar sopa de lentilhas antes da virada assegura um ano inteiro de fatura.

Romã. De acordo com a superstição, a romã atrai dinheiro. Para garantir boas finanças em 2013, comer sete partes do fruto guardando as sementes na carteira durante o ano todo.

Uva. Coma sete para garantir prosperidade e fartura no ano que vem.

Carne de porco. Outra tradição que promete dinheiro e prosperidade, devido ao porco fuçar para a frente. A carne de porco deve ser o prato principal da ceia da virada e deve ser servido à meia-noite.

Calcinha ou cueca nova. Representa sorte nos relacionamentos amorosos, porque deixa os amores mal resolvidos para trás.

Roupa branca. É a mais tradicional superstição dos Reveillón. De origem africana, usar branco na passagem do ano representa luz, pureza, bondade e paz.

Roupa amarela. Serve qualquer coisa. Peça íntima, lenço, faixa ou um lacinho. O amarelo representa o ouro das riquezas materiais e do dinheiro.

Três pulinhos nas ondas. Você deve pular com uma taça de champanhe na mão e sem derramar. Depois, jogue a bebida para trás de uma vez, sem olhar. O simbolismo é que se deixa tudo de ruim para trás e se alguém for molhado pelo champanhe ainda terá sorte garantida.

Acender velas na praia ou jogar rosas no mar para Iemanjá. A deusa africana e rainha das águas protege seus fiéis, com saúde, amor e dinheiro o ano todo, diz o candomblé.

Nota de dinheiro dentro do sapato. A energia do corpo entra pelos pés, de acordo com a cultura oriental. Quanto maior a nota, mais riqueza e prosperidade.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


O País Dos Feriados

No mundo todo existe feriado, como o dia 1º de maio, Dia do Trabalho, único feriado não religioso comemorado em todo o mundo. Mas dizem que no Brasil há feriados demais, o que provoca alvoroço, com muitos a favor e outros contra. Veja algumas curiosidades relacionadas aos feriados.

Carnaval Não É Feriado

Você sabia disso? Em diversos países, incluindo o Brasil, existem alguns dias chamados de feriados móveis, que o são por dependerem da Páscoa, que é celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério Norte. Assim, a Páscoa pode variar a cada ano. E como alguns feriados contam dias a partir da páscoa, estes passam a ser móveis no calendário, como a Sexta-Feira Santa e Corpus Christi.
Já o badalado carnaval não é um feriado obrigatório como se pensa. Na verdade, apesar de parar praticamente o Brasil inteiro, ele é facultativo, pois não existe nenhuma lei que institui oficialmente o feriado de carnaval. Portanto, se o seu chefe exigir que você trabalhe no Carnaval, não adianta reclamar. Ele pode ser chato, é bem verdade, mas a lei está do lado dele.

O Dia Das Mães, Dos Pais e Das Crianças

São datas comemorativas muito importantes para a grande maioria das pessoas, mas não são feriados oficiais. O Dia dos Pais, das Mães e das Crianças são comemorados com feriados em alguns países do mundo, como a Romênia, Bulgária, Albânia e Eslovênia, mas no Brasil nenhuma destas datas são feriados. Perceba que o Dia das Mães e dos Pais são comemorados em domingos, mas não há registro nenhum de que essas datas são feriados em nosso país. E quanto ao Dia das Crianças, você deve estar se perguntando, já que o mesmo cai em um feriado?! O que ocorre é que a data cai justamente no dia do feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que só é feriado devido à homenagem à Santa.

Contradição No Dia da Consciência Negra

Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homenagem de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Homenageia-se nessa data a memória do líder negro Zumbi dos Palmares. Não é feriado nacional oficial essa data, mas ela é festejada em centenas de municípios brasileiros. Curiosamente, uma das cidades que não é parada no Dia da Consciência Negra é Salvador, a capital com maior porcentagem de negros do país.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------



Empate Em Eleição Municipal


Pode parecer impossível, mas não é. Nas eleições municipais de 2008, por exemplo, aconteceu um empate exato no pequeno município de Dom Cavati, em Minas Gerais. E agora, o que fazer?! Apesar de curioso, nesse caso foi fácil decidir, já que as normas eleitorais da região favorecem ao candidato mais velho no caso de empate. Naquela ocasião Jair Vieira se beneficiou disso e tornou-se prefeito, ficando o candidato Pedro Euzébio Sobrinho com a segunda colocação e uma derrota um tanto amarga. Ambos receberam 1.919 votos.

Urna Eletrônica Apaga 290 Votos

Outro fato curioso ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, também nas eleições municipais de 2008. A tão badalada urna eletrônica em vez de ajudar acabou atrapalhando o pleito em uma zona eleitoral de Marechal Hermes. Um problema técnico durante a votação fez simplesmente desaparecerem 290 votos. Técnicos do TRE tentaram consertar o defeito e reaver os dados perdidos, inclusive os votos, mas não conseguiram, o que causou, naquela ocasião, prejuízo técnico e desconfiança em relação à nova tecnologia usada na votação, que teve que continuar de forma manual.

Goleada Em Eleição Presidencial

Não é só no futebol que há placares elásticos. Nas eleições presidenciais de 2006, no município de Central do Maranhão – MA, aconteceu uma das maiores goleadas históricas do confronto presidencial, nesse caso entre o então presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato concorrente Geraldo Alckmin, no segundo turno. Lula obteve nada menos do que 97,20% dos votos na cidade, o que representou cerca de 3.501 votos. Alckmin ficou com apenas 2,80%, que significou 101 votos.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------



O Mistério da Área 51: Realidade ou Boatos?

Provavelmente você já ouviu falar sobre a Área 51. Trata-se da mais famosa base militar americana, ode acredita-se ser um centro de pesquisas avançado sobre vidas extraterrestres.

Muitos especialistas no assunto, denominados ufólogos, acreditam que ali realmente há muita informação não divulgada para a população americana e mundial.

E essa crença passou a ter ainda mais força porque até então o governo dos Estados Unidos negava sua existência, o que se conclui tratar de uma base realmente confidencial.
Para os ufólogos, há na Área 51 naves alienígenas, corpos de seres extraterrestres e, par alguns mais radicais, acreditam que existem ali até mesmo ET's vivos, os quais auxiliam os humanos em algumas experiências secretas que envolvem altíssimas tecnologias.

A TV No Brasil

A primeira transmissão de televisão no Brasil foi um jogo de futebol, em 1948. O responsável foi Olavo Bastos Frias. Já em 1950, a TV Tupi, de São Paulo, fez a primeira transmissão comercial, fazendo do país o quarto a possuir uma emissora. No ano seguinte foi inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro. A primeira transmissão, na festa de lançamento foi uma entrevista realizada pelo jornalista Arnaldo Nogueira, de um dos maiores cantores daquela época, o francês Maurice Chévalier. Foi o primeiro programa de entrevistas da TV brasileira, de nome "Falando Francamente", do próprio Nogueira.

O principal responsável pela transmissão foi Assis Chateaubriand, dono da rede Diários Associados, que chegou a importar equipamentos dos Estados Unidos.



Ainda Sobre a TV

A primeira telenovela brasileira foi exibida na TV Tupi de São Paulo. O nome era "Sua Vida me Pertence", de Walter Forster. A história teve cerca de 20 capítulos, cerca de 9 vezes menos do que as atuais obras, e tinha apenas 15 minutos aproximadamente cada capítulo, exibidos apenas duas vezes por semana, e ao vivo, às 20 horas. Imaginem quanta categoria era necessária.

Já a primeira telenovela com produção em cores, foi "O Bem-Amado" e também foi a primeira a ser exportada.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------



Grécia - A Primeia Olimpíada da Era Moderna


Em Atenas, no ano de 1896, a primeira olimpíada da era moderna foi muito desorganizada. Na equipe de tênis da Inglaterra, por exemplo, antes da partida inicial faltava um atleta. Foi então que para completar o time pediram a um turista que tinha chegado a alguns instantes apenas para assistir aos jogos que participasse do time.

A Segunda Olimpíada

Já no ano de 1900, a segunda olimpíada foi realizada em Paris. Ela recebeu cuidados especiais, mas assim mesmo teve alguns probleminhas. Como não havia uniformes para as equipes como hoje em dia, preferencialmente com as cores de cada nação, até porque era aberta a qualquer um que quisesse participar, o competidor americano Maxwell Long estranhou ter sido tão aplaudido pela torcida francesa. É que ele vestia uma roupa que coincidentemente tinha as cores da bandeira da França, o que acabou confundindo os torcedores que acreditaram e tratar de um competidor francês.

A Maratona

Na mesma olimpíada, na maratona, um entregador de pães concorreu. Michel Théato, francês da área em que era realizada a maratona, foi acusado de usar de seu conhecimento de entregador da área e usar de atalhos para completar a prova. Ele foi ouro, e teve que enfrentar os protestos dos adversários.

Inglaterra

Em 1908, a Olimpíada ocorreu em Londres. O lutador de boxe inglês Richard Gunn venceu 4 lutas e ficou com amedalha de ouro. Ele era campeão inglês e terminou sua carreira por falta de adversários, já que depois de tantas vitórias com certa facilidade, ao se inscrever nas competições os concorrentes desistiam. Gunn voltou a lutar apenas para participar da olimpíada e após o título conquistado se aposentou pela segunda vez.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Planeta Semelhante À Terra

No final de 2011 a Agência Espacial Americana, a NASA, divulgou sua última grande descoberta até o momento, e confirmou ter encontrado um planeta onde pode existir água. O planeta fica em uma zona do universo denominada pelos cientistas de Zona Habitável.

O planeta onde há possibilidade de existência de água foi denominado de Kepler-22b, também sendo o menor planeta já encontrado orbitando em meio a Zona Habitável de uma estrela semelhante ao nosso sol, com cerca de 2,4 vezes o raio da Terra.

Esta descoberta foi considerada como um enorme passo na busca por planetas semelhantes a Terra.

Kepler-22b está bem distante, a 600 anos-luz de distância. Isso significa que se tivéssemos uma nave que pudesse se locomover na velocidade da luz, que é de 300 mil quilômetros por segundo, chegaríamos ao ponto somente daqui a 600 anos.

Outra curiosidade é que enquanto a terra demora 365 dias para dar uma volta inteira no sol, o Kepler-22b leva 290 dias para realizar o mesmo procedimento em uma estrela semelhante.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Água Em Marte

Também em 2011, a NASA confirmou ter grandes suspeitas da existência de água líquida na superfície de um planeta vizinho, Marte. Os cientistas analisaram imagens da sonda MRO, e estão confiantes de que existe água e que esta provavelmente deve ser salgada.

A Agência Americana já havia confirmado a presença de água congelada no planeta vermelho, mas foi a primeira vez que encontrou-se indícios da presença na forma líquida, durante a primavera e o verão.

A teoria dos cientistas é de que nas estações mais quentes a temperatura em Marte sobe o suficiente para a água descongelar e escorrer. Outras análises demonstraram a existência de salinas em vários pontos do planeta, o que levantam a suspeita de que a água estaria presente em diversas outras áreas.

Gigantesco Reservatório de Água do Espaço

Astrônomos da Nasa revelaram o que pode ser o maior reservatório de água já visto pela ciência. Um buraco-negro em expansão teria sido alimentado por uma nuvem que funcionaria como combustível dando origem a um Quasar. A curiosidade é que a nuvem estaria em forma de gelo. Devido a grande distância, a imagem capturada deve ter ocorrido a 12 bilhões de anos atrás.

Quasar é um enorme buraco negro sendo constantemente alimentado por um imenso disco de poeira e gás. O processo é tão gigantesco que um jato de vapor teria se estendido por centenas de anos-luz de distância. A água presente nesse fenômeno espacial teria quantidade suficiente para encher todos os oceanos da Terra 140 trilhões de vezes.
Muitos cientistas acreditam na teoria de que a água esteve presente desde a formação do universo.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Origem do Dia das Mães

Já na Grécia antiga, na primavera, se festejava a data em homenagem de Rhea, a Mãe dos Deuses. Também há registros no século XVII, na Inglaterra, de dedicação do quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas.

Mas foi nos Estados Unidos que a escritora Ana Jarvis iniciou campanha para instituir o Dia das Mães como conhecemos hoje. Em 1905 ela perdeu sua mãe e entrou em depressão. Amigas perpetuaram a memória de sua mãe com uma festa e Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães.

A primeira celebração oficial aconteceu em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário. Outros estados aderiram.

Mas foi em 1914 que o presidente americano Woodrow Wilson unificou a celebração comemorando no segundo domingo de maio, por sugestão da própria Anna Jarvis. Mais de 40 países adotaram a data.



A Origem do Dia dos Pais


Também nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dood criou o Dia dos Pais em 1909, ao ouvir um sermão dedicado às mães. A idéia era homenagear seu pai John Bruce Dood devido o grande esforço que tivera para criar os filhos sem ajuda de ninguém, após o falecimento da esposa.

Em 1910 ela enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, nos Estados Unidos e em 19 de junho do mesmo ano fo comemorada a data pela primeira vez, tornando-se festa nacional oficial em 1972.

Nos Estados Unidos, o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Outros países também comemoram na mesma data.

Mas no Brasil a comemoração é no segundo domingo de agosto e tem como autor o publicitário Sylvio Bherinh. Foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


O Maior Ovo de Páscoa do Mundo


O maior ovo de páscoa do mundo foi feito na Bélgica no ano de 2005. Ou seja, além de grande parecia ter qualidade. Trata-se na verdade do maior ovo de páscoa feito de chocolate, pois existem ovos maiores cenográficos. A guloseima gigante possuía números dignos de Guiness Book, como seus oito metros de altura, o que corresponde a mais de quatro pessoas altas uma em cima da outra. Com 6 metros de diâmetro, ele pesava quase duas toneladas, ou seja, o peso de dois carros populares juntos. A obra foi produzida em oito dias por funcionários da fábrica de chocolate.

Ex-Maior Estádio do Mundo Porque?

O orgulho dos brasileiros de ter o maior estádio do mundo há muito tempo ficou para trás. Mas você sabe porque isso aconteceu?  Não, nenhum estádio gigante precisou ser construído para desbancar o velho Maraca, e a comprovação se dá pelo fato do recorde mundial de espectadores continuar sendo de uma partida oficial de futebol no estádio, quando  199.584 pessoas assistiram à final da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai.

O que acontece é que com o passar dos anos o Maracanã teve que obedecer aos padrões de comodidade e segurança da modernidade, o que acabou reduzindo a sua capacidade.

Quase Um Quilômetro de Altura

A torre Burj Khalifa, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes, é o prédio mais alto do planeta. São mais de 828 metros de altura e 163 andares. Anteriormente o prédio mais alto era o Taipé 101, de Taiwan, mas a Burj é bem maior, cerca de 300 metros a mais.  A construção da torre contou com cerca de 12 mil trabalhadores.

Atualmente, dos 10 maiores prédios do mundo, quatro ficam na China e apenas dois ficam no ocidente, mais precisamente nos Estados Unidos, em Chicago.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cataratas do Iguaçu

Ela foi recentemente escolhida como uma das 7 maravilhas da natureza fundação New 7 Wonders of Nature. Trata-se de uma sucessão de 275 saltos em forma de ferradura que brotam do Rio Iguaçu, na fronteira de Brasil e Argentina.

É sensacional contemplar um dos cenários naturais mais espetaculares do mundo. O visitante caminha por passarelas que o levam a poucos metros da maior de todas as quedas d’água, batizada de “Garganta do Diabo”. A vista das quedas a partir do mirante brasileiro é indescritível. As Cataratas fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo. As dezenas de quatis que brincam livremente entre os turistas dão uma noção da riqueza da fauna e da flora daquele ecossistema. Na caminhada de 1,5 km pelas passarelas construídas na margem brasileira, é também possível observar vôos rasantes de andorinhões-do-penhasco. Eles adoram água e fazem seus ninhos nos penhascos. Outro ângulo imperdível é o das Cataratas vistas de um elevador panorâmico situado ao final do passeio. No lado argentino, há trilhas de 2,3 km e ótima infra-estrutura, que permite inclusive o acesso de cadeirantes.

Usina de Itaipu

Com seu lago perfazendo uma área de 1 350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 quilômetros ao norte, além de suas vinte unidades geradoras de setecentos megawatts cada, Itaipu tem uma potência de geração de 14 000 megawatts. No ano de 2008, a usina atingiu seu recorde de produção, com 94,68 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo noventa por cento da energia consumida pelo Paraguai e dezenove por cento da energia consumida pelo Brasil.

A Usina de Itaipu é resultado de intensas negociações entre os dois países durante a década de 1960. Em 22 de julho de 1966 , os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Juracy Magalhães e do Paraguai, Sapena Pastor, assinaram a "Ata do Iguaçu", uma declaração conjunta de interesse mútuo para estudar o aproveitamento dos recursos hídricos dos dois países, no trecho do Rio Paraná "desde e inclusive o Salto de Sete Quedas até a foz do Rio Iguaçu".


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Carnaval

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.

O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Você Nunca Sonha Com Pessoas Estranhas


Às vezes os sonhos aparentemente tem pessoas desconhecidas, mas o cérebro não está inventou estas faces. Na verdade são rostos de pessoas já vistas ao longo da vida, mas que não lembramos. Aquele senhor que apareceu no sonho pode ser o caixa da loja visitada semana passada ou uma pessoa vista na rua quando se era criança. Nós vemos inúmeras faces diariamente. É um enorme arquivo à disposição da criatividade mental.


Peixe e a Inteligência

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por boa parte da formação das células e na teoria podem aprimorar a inteligência. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas há um porém: outras pesquisas que usaram Omega-3 em ratos não mostraram evolução nos animais.


Os Cegos Também Sonham

Pessoas que ficam cegas após o nascimento podem ver imagens durante os sonhos. Já as pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas também possuem sonhos envolventes  usando a os sentidos da audição, olfato, tato e as emoções.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


As 7 Máquinas Simples

As máquinas simples são dispositivos que, apesar de sua absoluta simplicidade, trouxeram grandes avanços para a humanidade e se tornaram base para todas as demais máquinas (menos ou mais complexas) criadas ao longo da história.

As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido.

Comumente, o termo "máquina simples" refere-se às seis máquinas simples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas:

1.Alavanca
2.Cunha. Exemplos: machado, prego, formão.
3.Engrenagem
4.Mola
5.Polia
6.Rodas e eixo.
7. Plano Inclinado: trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes. Permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações. Exemplos: rampa, parafuso.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cartão Vermelho Para Todo Mundo

Um jogo entre Portuguesa-SP e Botafogo-RJ em 1954, em São Paulo foi recorde. Aos 31 minutos do segundo tempo, a partida foi encerrada, quando o Botafogo perdia por 3 x 1, simplesmente porque os 32 jogadores acabaram expulsos de campo. Um jogador alvinegro queria cobrar um tiro de meta, mas um adversário não permitia, visando ganhar tempo.

Houve discussão, seguida de troca de socos e pontapés, que acabou expandindo para os outros jogadores. O árbitro assistiu o incidente e ao fim da confusão, pôos todo mundo para fora, inclusive Garrincha. Só escaparam dois jogadores, que haviam sido substituídos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Surgimento do Forno Micro-Ondas

O surgimento do forno micro-ondas aconteceu por acaso. Por volta dos anos 40, o engenheiro eletrônico Percy Spencer, que trabalhava em uma que produzia peças para aparelhos de radar.

Em determinada ocasião ele trabalhava próximo a um radar em funcionamento e notou que uma barra de chocolate em sua calça havia derretido. Ora, ele sequer havia notado calor e sabia que as micro-ondas do aparelho produziam calor.

Suspeitando que o aparelho poderia ser o causador do fenômeno ele fez uma experiência. Comprou milhos de pipoca e os expôs à ondas. As pipocas estouraram. Mais tarde colocou um ovo em um recipiente voltado ao aparelho e o ovo explodiu. O cientista concluiu que o ovo foi cozinhado de dentro para fora e explodiu devido à pressão. Mais tarde, mais precisamente em 1952, foi produzido o primeiro forno de micro-ondas.


O Funcionamento do Micro-Ondas

O micro-ondas funciona por causa de uma pequena onda eletromagnética que é gerada dentro do aparelho e distribuída por um ventilador de metal que fica na parte superior. Essas ondas são absorvidas pelas moléculas de água e gordura existentes dentro dos alimentos, o que as faz se agitar, produzindo calor de forma rápida.

Como as ondas não atuam de forma uniforme, o que faz muitas vezes algumas partes dos alimentos cozinharem mais do que outras, existe o prato giratório, para se obter um melhor resultado.

Ao contrário do que muita gente imagina, a radiação provocada pelo forno não é nociva. Na verdade ela tem o nome técnico de radiação não ionizante, mas isso significa que não há radiação nuclear. As micro-ondas não são radioativas da forma como popularmente usarmos o termo “radiação”. 



A Invensção do Teflon

O Teflon, usado para tornar panelas antiaderentes, na verdade é um plástico bastante resistente. Foi descoberto em 1938 pelo químico Roy Plunkett, que percebeu que o material não era afetado por solventes ou ácido corrosivo a quente e suportava altas temperaturas (500°C) sem sofrer danos, além, é claro, de ser escorregadio. Ou seja, perfeito para uma panela, o que foi feito inicialmente já nos anos 50.

Roy aplicou ácido na superfície do alumínio, o que criou poros. Então espalhou Teflon sobre o metal e cozinhou a panela a altíssima temperatura. O Teflon se impregnou nos poros e ficou na superfície de forma uniforme e resistente. Assim surgiu as panelas antiadderentes.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chuva e Frio Não Causam Gripe


Ao contrário do que muita gente imagina ainda, a gripe não é causada por baixa temperatura, chuva e muito menos vento. Essa crença é de uma época em que os antigos, que não tinham idéia de que existiam os vírus, fungos ou mesmo as bactérias, pensavam assim porque que as gripes e os resfriados aconteciam e acontecem com maior freqüência no inverno, mas outros motivos.

Além disso, como muitas pessoas espirram e têm coriza sob baixas temperaturas (efeito de alergia ao frio), esses sintomas eram confundidos com os do resfriado comum.


Então, Porque Há Mais Resfriados no Inverno?


A explicação é simples: porque no inverno as pessoas se juntam em lugares fechados visando proteção contra o frio. A proximidade das pessoas em ambientes sem ventilação propiciam o contágio de vírus de uma pessoa para outra, já que os vírus também são transmissíveis pelo ar em contatos próximos.


Ar-condicionado Causa Gripe?

No entanto, se o frio não é responsável direto por gripes e resfriados, o mesmo não podemos dizer do bom e velho amigo de verão, o ar condicionado. A influência do aparelho nesse quesito é grande, entretanto, também não tem nada a ver com o frio.

Acontece que o ar condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas. Isso tem a conseqüência em nosso corpo de destruir nossos anticorpos e enzimas que defendem o organismo de germes, que assim podem atacar o corpo.


 

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco