Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
CULINÁRIA - RECEITAS DE FESTAS JUNINAS

COCADA BRANCA
Ingredientes: um prato fundo de coco ralado fresco e um prato fundo com açúcar.


Modo de fazer: numa panela coloque o açúcar e o coco. Leve-a ao fogo baixo mexendo sempre até desgrudar do fundo (cuidado para não queimar). Unte a pedra mármore com margarina e jogue a cocada ainda quente. Espere esfriar e corte do tamanho que desejar. Se preferir, para não engordurar a pedra mármore, unte um pedaço de papel alumínio e jogue a cocada ainda quente.

CUSCUZ DE COCO
Ingredientes: um coco fresco ralado em forma de fita, um prato raso com açúcar, uma pitada de sal, um pacote de tapioca, um vidro de leite de coco e mais ou menos 2 litros de leite.


Modo de fazer: coloque dois litros de leite para ferver. Numa bacia ponha o coco ralado (separando um pouco para cobrir o cuscus), o sal, o açúcar e a tapioca. Misture tudo muito bem. Quando o leite ferver vá jogando-o nesta mistura até ela ficar bem molhada e a tapioca cozida. Passe para um tabuleiro grande, cubra com uma toalha e deixe esfriar. Depois de frio leve à geladeira. Na hora de servir faça furinhos na parte de cima do cuscus, regue toda a extensão com o leite de coco e salpique bastante coco ralado por cima.

PÉ DE MOLEQUE
Ingredientes: uma xícara (chá) de amendoim cru, uma colher (café) de bicarbonato em pó e uma xícara (chá) de açúcar.
Modo de fazer: numa panela coloque o amendoim e o açúcar e leve ao fogo brando. Deixe derreter o açúcar mexendo um pouco. Quando a calda estiver escura e em ponto de foi, coloque o bicarbonato, mexa um pouco e retire do fogo logo. Unte a pedra mármore ou papel alumínio com margarina e jogue o pé de moleque ainda quente. Deixe esfriar e corte do tamanho que desejar.

BOMBOCADO DE FUBÁ
Ingredientes: um pacote de coco ralado, uma lata de leite condensado, um vidro de leite de coco, uma lata com lata com leite de vaca, quatro ovos. duas colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo, três colheres (sopa) bem cheias de milharina, uma colher (sopa) de fermento em pó e uma colher (sopa) de margarina.


Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje num tabuleiro ou refratário retangular untado e leve ao forno baixo por mais ou menos quarenta e cinco minutos.







 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco