Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Cuidados Com O Verão

Época mais quente do ano é propícia à diversão, porém é preciso atenção aos problemas causados pelo calor excessivo.

O verão é a estação do ano mais alegre e quase todos gostam de curti-lo, principalmente os moradores do Rio de Janeiro, tradicionalmente frequentadores e apreciadores de praia. Contudo, a exposição demasiada aos raios de sol pode ocasionar sérios danos à saúde, muitos dos quais irreversíveis.

Os melhores horários para usufruir dos raios solares são pela manhã, até as 10h, e à tarde, depois das 16h. O uso de filtro solar é indispensável para todas as pessoas nesta época do ano, principalmente para as que possuem a pele mais clara e sensível. Cuidados especiais devem ser dispensados às crianças, aos idosos, às pessoas cardíacas e às que têm pressão alta.



É preciso maior atenção para que a alimentação seja leve, balanceada e pouco gordurosa. Variadas saladas, frutas, sucos naturais são altamente recomendados nesta quente estação do ano. Outros cuidados são evitar bebidas alcoólicas e ingestão de muito açúcar, o que não é recomendável. Não deve ser esquecida a hidratação constante sendo, assim, importante beber muito líquido, principalmente água e água de coco, fazendo disso um hábito constante.  O ideal é consultar um nutricionista que saberá indicar a forma exata da alimentação.

Procure frequentar locais com sombras, ao ar livre, ou com ar condicionado, quando em ambientes fechados ou em veículos.

Quanto aos exercícios físicos estes deverão ser moderados, em locais ventilados, não devendo ser esquecida a importante ingestão de líquidos. Caminhadas devem preferencialmente ser feitas à sombra ou em horário em que o sol seja mais brando. Convém ressaltar que um profissional de educação física poderá orientar os tipos de exercícios recomendados para cada indivíduo.

Do vestuário ideal para o verão devem fazer parte roupas claras e bem folgadas, não devendo ser esquecido o uso de óculos escuros com proteção ultravioleta. Um boné ou chapéu também poderá ser de grande utilidade. É sempre importante tomar vários banhos por dia ou, pelo menos, lavar o rosto, a nuca e os braços com frequência. Banhos de mar e de piscina também são úteis, desde que em horários matinais ou vespertinos (até 10h e após 16h), com a devida e imprescindível proteção solar.                                                






     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />