Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Cuidados Com O Bebê

Atenção e carinho que devem ser dispensados à criança a partir do nascimento.

Como é prazeroso cuidar de uma criancinha que está chegando ao mundo e sentir que este ser depende de você e de seus cuidados! Para que ele venha a ser um adulto saudável, alegre e feliz vamos conhecer algumas dicas que serão super importantes para a construção dos vínculos entre os pais e o bebê.

Muitas vezes a mãe tem momentos com seu filho que são únicos, de carinho, atenção e cuidados que se constituem numa troca de amor, no qual os dois vão aos poucos se conhecendo. A troca de fraldas, de outras roupinhas, o banho, o aleitamento, não devem ser vistos como simples atos mecânicos, mas sim a eles dispensados muito afeto e especial atenção, para que o bebê se sinta confortável e aconchegado, e isso se reflita por toda a sua vida.



O bebê tem uma pele ainda muito sensível e delicada. Então, ao se trocar uma fralda deve-se tomar especiais cuidados. Não se deve deixá-lo molhado ou sujo por muito tempo evitando-se, assim, que ele adquira assaduras que tanto incomodam. Use algodão embebido em água morna para passar delicadamente em seu bebê e assim deixá-lo limpo. Escolha uma fralda que não dê alergia. A troca da fralda pode ser um momento importante de comunicação de você com o seu bebê.

O banho também é um momento muito importante para a troca de afeto. O ambiente deve ter a temperatura estável, sem correntes de ar. A primeira coisa a ser feita antes do banho é separar todo o material que será usado, tais como: banheira, sabonete neutro, toalha macia, e as roupinhas que serão vestidas. A temperatura da água deve ser verificada para que não venha provocar queimaduras no bebê. É importante também salientar que deve-se tirar pulseiras, anéis, relógios e outros objetos para que estes não venham machucar o bebê. O melhor horário do banho é aquele que a rotina da casa e da mãe se adapta.

Quanto à amamentação, a mãe deve sempre seguir a orientação do pediatra. Mãe e bebê necessitam de conforto e tranquilidade nesse importante momento que se constitui num elo fundamental para a formação do ser humano. Procure para amamentar o bebê um local silencioso e uma posição que seja confortável para ambos. Seu bebê precisa de toda a atenção e carinho neste momento para que se efetive uma troca de amor.

Enfim, cuidar do bebê exige além de muitos cuidados, paciência e delicadeza, porque quando se tem um filho devemos semear o amor, para que ele possa cultivar as relações de carinho e formar vínculos fortes de família.




     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />