Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Canoagem: Extremamente Radical, Ou Tranquilo

A colonização alemã deixou fortes influências na arquitetura, na cultura, na culinária e nos quase impronunciáveis sobrenomes de uma das principais cidades de origem germânica do país.

No vale do Rio Itajaí, no nordeste do estado de Santa Catarina, está localizado um pedacinho da Alemanha em terras brasileiras, a cidade de Blumenau.

Andar pelas ruas da belíssima cidade, além de ser um verdadeiro colírio para os olhos, pode também causar uma diferente sensação aos ouvidos. Não é difícil escutar os habitantes de Blumenau conversando pelas esquinas em alemão. Até hoje sua população mantém-se fiel às origens de seus antepassados.




Em tom de brincadeira, pode-se dizer que a canoagem não é apenas um esporte, mas são vários em um. Isso por que são tantas modalidades que a torna um dos esportes olímpicos que proporciona uma das maiores quantidades de medalhas por competição, o que deveria ser incentivado muito mais pelo governo.

Até mesmo as embarcações são diferentes, dependendo de cada modalidade escolhida.

A canoagem, por exemplo,pode ser praticada em canoas, caiaques e wave-skis, cada qual com sua característica peculiar.




- Canoa: pode ser aberta ou fechada com remo de uma só pá podendo o atleta estar sentado ou ajoelhado.

- Caiaque - embarcação fechada utiliza remo de duas pás; o atleta permanece sentado na cabine.

- Waveski - aberta, assemelha-se à prancha de surf estando o remador sentado (remo de duas pás).

Como definição simplificada pode-se dizer que a canoagem é o conjunto de atividades de emprego de barcos, chamados caiaques, cuja característica é o remador estar de frente e cujo remo tem duas pás.  O caiaque permite ao remador escolher seupróprio caminho, contando apenas com sua capacidade física, podendo contemplar o que tem à frente, alcançando qualquer ponto onde haja água.


A exploração, o ecoturismo, o lazer da contemplação da natureza, práticas esportivas e estratégias de combate da Marinha mundial, são atendidas por este meio de locomoção.
A canoagem pode ser dividida em duas grandes vertentes: a canoagem esportiva de competição e a canoagem de lazer.

A principal modalidade esportiva, a canoagem de velocidade, já é disputada desde o inicio do século e foi introduzida nas Olimpíadas de 1936, em Berlim. Hoje a CBCa, Confederação Brasileira de Canoagem, órgão oficial da canoagem esportiva brasileira organiza as atividades esportivas das seguintes modalidades:

- Velocidade
- Slalom (que também é disputada nas olimpíadas, desde 1982)
- Caiaque-pólo
- Descenso
- Maratona
- Oceânica
- Canoagem em ondas


A canoagem de lazer inclui dentre outros: passeios no mar, rios, lagos e represas; expedições e travessias, a descida de corredeiras e rios caudalosos, chamada de canoagem de águas brancas; manobras e brincadeiras em águas revoltas, chamada de rodeio; a descida de ondas no mar, com manobras como o surf; a canoagem ecológica e de denúncia de agressões ao meio ambiente.

Em geral a canoagem de lazer não exige grande conhecimento e preparação permitindo ao remador desfrutá-la sem um treinamento. Ao contrário, a canoagem esportiva de competição exige uma iniciação nas várias Associações e clubes espalhados no Brasil.


Dicas:

- Não navegue com o caiaque sem colete classe II ou III aprovado pela Marinha.

- Lave o colete apenas com sabão de coco e água.

- Nunca deixe o caiaque exposto excessivamente ao sol.

- Ao transportá-lo em seu carro, amarre-o em dois pontos frontais no pára-choque dianteiro e em dois pontos traseiros no pára-choque de trás do veículo. Evite fixá-lo no rack com elásticos. Use fita leve-fix ou corda.

- Se possível, navegue sempre com um companheiro, evite riscos e avise á alguém que está indo remar.

- Tome distância de jet-ski, lanchas e outras embarcações motorizadas.

- Ao descer ondas, procure praias livres de banhistas.

Quem quiser obter maiores informações sobre o esporte, quiser praticar ou obter aulas basta entrar em contato com um dos principais profissionais do Rio de Janeiro, o professor de educação física Gustavo G.Wesgueber, que já foi Campeão Brasileiro e possui uma escolinha. O telefone de contato é o 8191-7410.


Crédito Fotos: www.riovaa.com Camp Sulamericano


 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco