Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Maravilhosa Blumenau

A colonização alemã deixou fortes influências na arquitetura, na cultura, na culinária e nos quase impronunciáveis sobrenomes de uma das principais cidades de origem germânica do país.

No vale do Rio Itajaí, no nordeste do estado de Santa Catarina, está localizado um pedacinho da Alemanha em terras brasileiras, a cidade de Blumenau.

Andar pelas ruas da belíssima cidade, além de ser um verdadeiro colírio para os olhos, pode também causar uma diferente sensação aos ouvidos. Não é difícil escutar os habitantes de Blumenau conversando pelas esquinas em alemão. Até hoje sua população mantém-se fiel às origens de seus antepassados.


Prédio da Prefeitura


Fundada em 1850 pelo alemão Hermann von Blumenau e mais dezessete colonos, em grande parte vindos da região da Turíngia (Thüringen), a cidade foi rapidamente sendo povoada e recebendo em suas construções de madeira a técnica Enxaimel, típica da arquitetura germânica. A vida era muito dura para os primeiros colonos, pois eles tiveram que enfrentar clima e terreno diferentes dos que estavam acostumados em terras europeias. Hoje, mais de 150 anos após sua fundação, a maioria da população da cidade é de descendência alemã.

A moderna Blumenau possui aproximadamente 300 mil habitantes e é o 3º município mais populoso do estado de Santa Catarina. A cidade possui vasta área industrial, destacando-se as empresas do ramo têxtil, como a Hering, a Teka e a Karsten. Como não poderia deixar de ser, a região possui algumas fábricas de cervejas artesanais, como a Bierland e a Eisenbahn.

Oktoberfest

A Oktoberfest foi criada para ajudar a reerguer a cidade, destruída por uma terrível enchente ocorrida no ano de 1984. A festa foi baseada na de Munique e hoje é a 2ª maior do gênero no mundo, só ficando atrás da original. A “festa de outubro” de Blumenau atrai atualmente mais de meio milhão de turistas à cidade e cerca de 600 mil litros de chope são consumidos durantes as festividades.

Por ocasião do evento diversas atrações animam os turistas, como apresentação de grupos folclóricos. Uma das principais atrações é o concurso de chope a metro.
Durante a festa da cerveja há desfiles pela Rua XV de Novembro e é comum a distribuição de chope feita pelo bierwagen (carro da cerveja). As bandinhas com músicas alemãs se fazem presentes em praças públicas. Seus integrantes usam trajes típicos e animam os turistas.


Lojas e pavilhão da Oktoberfest


A Oktoberfest deste ano começará no dia 6 de outubro.

 



 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco