Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Aparecida: A Padroeira do Brasil

Aparecida, cidade do interior do Estado de São Paulo, recebe romeiros de todo país, principalmente no dia da santa, em outubro.

Aparecida é uma cidade que está localizada no interior do Estado de São Paulo, no Vale do Paraíba, às margens da Via Dutra, a cerca de 250 km do Rio de Janeiro. É famosa no mundo inteiro por abrigar a basílica da padroeira do Brasil e é destino religioso de romeiros de todas as partes do país.

No dia 12 de outubro é realizada sua festa litúrgica e a cidade recebe milhares de fiéis de todo Brasil durante todo o mês.




O começo da devoção à santa remonta ao longínquo ano de 1717, quando a cidade de Aparecida nem existia ainda. Segundo relatos da época, três pescadores muito exaustos por não terem  conseguido pegar nenhum peixe após vários horas de tentativas retiraram das águas do Rio Paraíba do Sul uma imagem de santa sem a cabeça. Ao lançarem de novo a rede à água resgataram a cabeça de Nossa Senhora. Após juntarem as duas partes começaram a pescar muitos peixes sendo obrigados a retornar, pois o barco ficou lotado.
Depois disso, vários outros milagres foram atribuídos à presença da imagem da santa, que ficou guardada na casa de um dos pescadores, e a devoção foi crescendo entre as pessoas da região.

Apenas no ano de 1928 a pequena vila  transformou-se no município de Aparecida.
Com o passar dos anos, passou a receber cada vez mais romeiros provenientes de todo país. Houve, então, a necessidade de ser erguida uma basílica maior, que fosse suficiente para abrigar grande número de pessoas. Em 1955 teve início a construção da nova igreja da padroeira do Brasil. O novo templo tem capacidade para abrigar quase 50 mil fiéis.
Em 1980 o papa João Paulo II visitou a cidade de Aparecida e, em celebração de missa, consagrou a basílica. A belíssima coroa que orna a imagem da santa foi doada pela princesa Isabel após graça alcançada.





     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />