Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
Maceió, Capital de Alagoas e Verdes Mares do Nordeste

Além da belíssima e charmosa capital, muitas outras paradisíacas cidades do litoral do estado também atraem turistas brasileiros e estrangeiros em razão de suas exuberantes águas esverdeadas, estrelados clubes, hotéis, restaurantes de frutos do mar e rica história.

Para muitos Alagoas possui o litoral mais bonito do país, pois suas maravilhosas praias possuem águas com tons esverdeados e grande quantidade de coqueiros. Só esse atrativo já poderia colocar o estado na vanguarda do turismo do país. Mas não é apenas a orla que atrai os viajantes, mas também a possibilidade de o turista conhecer um pouco mais da rica cultura nordestina.

A chegada aérea à capital Maceió se dá através do Aeroporto Zumbi dos Palmares, distante cerca de 30 km do centro da cidade, fazendo com que o viajante leve em média 50 minutos para realizar o trajeto aeroporto-litoral, em razão da distância e do tráfego nas vias de acesso. Entretanto, se a espera para chegar às praias pode ser considerada demorada, a vista aérea do litoral alagoano proporcionada ao turista quando o avião se prepara para pousar é indescritível, em razão da cor do mar.

Em Maceió o turismo concentra-se basicamente em três bairros da orla: Pajuçara, com sua importante praia de onde partem as jangadas que levam os turistas às famosas piscinas naturais, passeio que o visitante não pode deixar de realizar; Ponta Verde, considerada a praia mais bonita da capital, e Jatiúca, onde ficam a maioria dos restaurantes.


Praia de Ipioca


Outro ponto de grande interesse é a feira e o pavilhão de artesanato típico localizados na orla da Praia de Pajuçara. Lá o visitante poderá adquirir peças e produtos tradicionais do estado, como o caminho e a toalha de mesa, bem como as famosas e deliciosas castanhas.
Inaugurado no ano de 2005, o Memorial da República também merece ser visitado. No local se encontram estátuas dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, os primeiros presidentes da República, ambos nascidos em Alagoas.

No litoral sul do estado estão duas das mais bonitas e famosas praias de Alagoas: Francês e Gunga. Localizada no Município de Marechal Deodoro, a Praia do Francês está bem próxima à capital, sendo frequentada no seu canto esquerdo por famílias com crianças, em razão da ausência de ondas. No mesmo município o turista pode visitar o centro histórico de Marechal Deodoro, local de nascimento do proclamador da república e primeiro presidente da história do Brasil, com suas diversas igrejas e casarões. Mais ao sul encontra-se a Praia do Gunga, de visual exuberante. Parada obrigatória antes do banho de mar deve acontecer no mirante localizado na rodovia que dá acesso à praia. De lá o visitante verá uma paisagem indescritível do mar e dos coqueirais da região.

O litoral norte de Alagoas também reserva aos turistas lindas praias, com excelente rede hoteleira. Próxima à capital a praia de Ipioca é um paraíso quase deserto, local ideal para quem quer curtir uma praia linda e pouco frequentada sem se afastar muito de Maceió. Outro lugar com praias quase desertas é São Miguel dos Milagres, uma pequena vila de pescadores que possui vários hotéis com boa infra-estrutura e localizados praticamente na areia da praia. Em São Miguel o visitante também poderá fazer o passeio de barco para visualização do peixe-boi, animal em extinção. Mais ao norte está Maragogi, famosa por ser considerada uma das capitais de mergulho do país.


Praia de São Miguel dos Milagres


Outro ponto forte de Alagoas é sua diversificada culinária, com fortes influências indígenas e europeias. Os principais ingredientes que estão sempre presentes às mesas alagoanas são o coco e, como não poderia deixar de ser num estado com litoral tão exuberante, os frutos do mar, uma infinidade deles abastecem os estrelados restaurantes do estado.

Opções de lindas praias e passeios culturais não faltam ao turista, seja na capital ou nas cidades do interior. Curta sua viagem e aproveite o sol, o céu e o sal de Maceió e de toda Alagoas, com certeza você vai querer retornar a essa terra abençoada.




     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />