Jornal Com Distribuição Mensal nas Zonas Norte (Tijuca - Vila Isabel - Grajaú - Andaraí) e Sul (Botafogo - Urca - Humaitá) do Rio de Janeiro
 
 
 home / página incial
 siga o correio carioca no twitter
 correio carioca no facebook
 
A Velhice Existe ?

Hoje em dia muitas são as pessoas que chegam aos 80 anos ou mais, com muita vitalidade. Isso se deve a medicina avançada e também as mudanças de hábitos do cotidiano.

A Organização Mundial de Saúde através de estudos elevou a idade determinante para velhice para os 75 anos, tendo em vista a maior expectativa e longevidade das pessoas.
A velhice é a etapa da vida onde se apresenta uma queda de energia levando uma degeneração do organismo. Com isso muitas consequências físicas e psicológicas ocorrem. Essas consequências que devem ser conscientizadas para que o idoso possa ter qualidade de vida.

Uma velhice saudável começa na infância, com uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares. Muitas vezes o jovem não dá valor a esses hábitos, preferindo uma vida sedentária e  lanches do tipo “fast food”. Esses jovens não sabem o malefício que estão causando a si próprios, pois quando se chega a idade mais avançada é que vamos nos arrepender das atitudes do passado.

Quando se tem ao longo da vida hábitos regulares a velhice torna-se muito mais saudável.
Atualmente há várias opções de atividades que o idoso pode participar.

O governo está se adaptando a longevidade das pessoas colocando aparelhos de ginásticas nas praças públicas, para que elas próprias possam fazer seus exercícios. Grupos de idosos se reúnem para praticar exercícios físicos nestas praças, o que torna bem prático e econômico para o aposentado, que na maioria das vezes, não podem participar de aulas numa academia de ginástica que é bem caro e o salário do idoso é bem defasado em comparação com os ganhos de sua vida na ativa.

Há também aulas de informática, aulas de danças de música, que são um momento de lazer para ocupar e exercitar a mente da pessoa idosa.

A velhice é um estado de espírito. Tendo uma mente ocupada, fazendo exercícios físicos, tendo uma dieta balanceada e controlando a saúde fazendo exames médicos periódicos podemos dizer que a velhice só existe para aqueles que querem envelhecer.





     

 
 
« veja matérias sobre o Rio de Janeiro, Esportes, Turismo, Saúde entre outros temas.
 
 
 
 
© Correio Carioca   -   Expediente   -   Política de Privacidade   -   Anuncie   -  Fale Conosco  
" />